Logo
Como escrever para blog: confira nossas 4 dicas + cursos gratuitos
24 mar 2021

Como escrever para blog: confira nossas 4 dicas + cursos gratuitos

Post by Ariane Costa

Você quer montar o seu próprio blog, mas não sabe por onde começar? Então, seja bem-vindo (a) ao nosso post especial sobre como escrever para blog. Hoje, o Travejante irá te ajudar a entender mais sobre esse universo das palavras no meio digital.

Muitas pessoas acreditam que escrever um blog post é bem simples, porque você só precisa contar sobre uma experiência de viagem, por exemplo. Mas a produção de conteúdo vai muito além disso. Envolve pesquisa, estratégia e muito mais. Vem com a gente entender sobre esse processo!

4 dicas de como escrever um blog post

O conteúdo web precisa ser escaneável

Você já ouviu falar sobre escaneabilidade do conteúdo web? Bom, esse termo se refere a estrutura do texto.

No caso, um conteúdo escaneável é aquele que o leitor consegue ter uma ideia do assunto sendo tratado, só de bater o olho pela leitura. Porém, mesmo assim ela é interessante e provoca a curiosidade para que ele leia com atenção.

Para isso, as boas práticas são:

  • Alinhar o texto a esquerda;
  • Usar bullet points, negrito e itálico para organizar e destacar informações importantes;
  • Dividir o texto em intertítulos;
  • Criar listas;
  • Escrever frases e parágrafos curtos, com no máximo cinco linhas.

Usar estratégias de SEO

Provavelmente você já ouviu falar da importância do SEO na produção de conteúdo digital. A sigla SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca.

Ao aprender como escrever para blog, você verá que o uso das palavras-chave é de extrema importância para que o seu conteúdo ranqueie organicamente nas pesquisas do Google. Assim, por exemplo:

Pesquisar palavras-chaves

Como dito acima, as palavras-chave, também conhecidas como Keywords, são fundamentais na produção de artigos para blog. Elas se referem aos termos que as pessoas pesquisam nos buscadores como, por exemplo: “como escrever para blog”.

Elas podem ser divididas em head e long tails. Entenda essa diferença:

Uma dica de ferramenta boa e gratuita para pesquisar palavras-chave é o Ubersuggest. Esta é a plataforma do Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital.

Como escrever para um blog de viagens

Se você também for apaixonado (a) por viagens, e sente vontade de contar sobre suas experiências e dar dicas para outros viajantes, com certeza você terá muitas ideias de pautas para os seus artigos.

Você pode falar apenas dos lugares que já conheceu e dar sugestões de roteiro com base no que você fez. Mas também pode dar dicas de qualquer lugar do mundo, com base em pesquisas.

Uma outra boa dica é escolher um nicho dentro do tema de viagens. Por exemplo, “viagens pelo Brasil”, “viagens em São Paulo”, “viagens pela Europa”. Enfim, desbravar o mundo é um assunto que rende bastante.

Cursos gratuitos para aprender mais sobre como escrever para blog

As dicas mencionas acima são um grande direcionamento sobre a produção de conteúdo web. Ainda mais para quem está no início dessa jornada, e pouco familiarizado (a) com esses termos.

Por isso, também daremos sugestões de cursos online e gratuitos para se aprofundar no aprendizado e ficar cada vez melhor na escrita. Confira:

Rock Content

A Rock Content é uma das empresas mais reconhecidas no mercado de marketing digital. Eles possuem a Rock University, uma plataforma de cursos relacionados ao segmento. Todos oferecem certificado e alguns dos gratuitos são ótimos para quem quer escrever para blog.

Nossa sugestão vai para: Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web e  WordPress na Prática.

Google Ateliê Digital

O Google Ateliê Digital também é uma plataforma com cursos online gratuitos que podem te ajudar a se especializar mais. Um curso bem interessante é o Fundamentos do Marketing Digital, com certificação.

É importante conhecer sobre esta área como um todo, para ter novos insights para o seu blog.

HubSpot

A HubSpot Academy é referência mundial em inbound marketing e vendas. Dentro da plataforma, também tem diversos cursos gratuitos e com certificação.

A aula Para entender as mídias sociais pode ser uma boa para você expandir o conteúdo do blog em multicanais.

RD Station

A RD Station também é uma gigante de marketing digital, e possui a RD University. Aqui, nem todos os cursos são gratuitos, mas eles possuem um valor bem acessível, custando 25,00.

Aprofundamento de Marketing de Conteúdo e Aprofundamento em SEO podem ser ótimas escolhas.

Então, agora que você já conheceu as nossas dicas de como escrever para blog, que tal conhecer um pouco mais do Travejante para se inspirar?

Imagem de destaque: Imagem de Sophie Janotta por Pixabay 

Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR