Logo
10 programas de gastronomia que te deixarão com vontade de cozinhar!
16 jun 2021

10 programas de gastronomia que te deixarão com vontade de cozinhar!

Post by Ariane Costa

Hoje as dicas do Travejante e do GPS da Gastronomia não são de restaurantes, mas não deixam de dar água na boca.

Reunimos neste artigo programas de gastronomia para você acompanhar, se divertir e sentir inspiração para cozinhar também. Confira!

Programas de gastronomia para acompanhar na TV aberta

1-    MasterChef Brasil

Sem dúvidas, o MasterChef é um dos programas de gastronomia mais queridinhos do nosso país.

No ano passado, a produção precisou se reinventar, devido a pandemia. Assim, cada episódio teve um vencedor, e no final da temporada todos eles se reuniram e disputaram o prêmio MasterChef 2020.

Já a oitava temporada da competição vai voltar ao seu formato original. Ou seja, com um cozinheiro eliminado a cada semana. Além disso, essa edição terá a nova integrante dos jurados, a chef Helena Rizzo, que entrou no lugar da Paola Carosella.

O MasterChef Brasil 2021 vai estrear na Band no dia 6 de julho. Contudo, você pode conferir as demais temporadas através do canal no YouTube.

2-    Mestre do Sabor

Em Mestre do Sabor, a disputa é entre chefs experientes que precisam surpreender os jurados com seus pratos. Os jurados, por sua vez, também são chefs de cozinha, assim como o apresentador Claude Troisgrois, o que eleva o nível da competição.

O reality gastronômico já está chegando ao final de sua terceira temporada. A transmissão na Globo acontece às quintas, após a novela das 21h, mas você pode acompanhar todos os episódios no GlogoPlay.

3-    Top Chef Brasil

O Top Chef Brasil é mais uma opção para quem gosta de programas de gastronomia. Também é disputado e jurado por chefs profissionais, e conta com o chef Felipe Bronze como apresentador.

Um dos diferenciais do reality culinário da Record é que, além da cozinha, o programa ainda explora a convivência dos participantes em uma casa.

A terceira temporada de Top Chef está prevista para setembro deste ano.

4-    Bake Off Brasil: Mão na Massa

No Bake Off Brasil, a competição é pelo prêmio de melhor confeiteiro. Apresentado por Nadja Haddad, e com Beca Milano e Olivier Anquier como jurados, o programa propõe provas técnicas e criativas para a produção de diversas receitas da confeitaria.

No início deste ano, foi ao ar a temporada com celebridades na disputa. Você pode assistir esta e demais episódios, pelo YouTube.

Programas de gastronomia para ver na Netflix

5-    The Chef Show

Você já assistiu o filme “Chef”, de 2014? Escrito, dirigido e protagonizado por Jon Favreau, é uma produção divertida para toda a família. Aliás, ela foi a inspiração para Favreau criar o programa “The Chef Show”, na Netflix.

Apresentando junto com o chef Roy Choi, a dupla recebe convidados ilustres em sua cozinha. Assim, os episódios misturam conversa entre amigos, boas receitas e muito mais.

6-    Chef’s Table

Outra opção que foge do formato reality entre os programas de gastronomia é o documentário Chef’s Table.

Ao todo são 6 temporadas, com episódios que duram menos de 1h. Cada um deles traz um renomado chef de cozinha para falar sobre a sua rotina, seu restaurante e mais assuntos relacionados a comida. Entre esses, representando o Brasil, está o chef Alex Atala.

7-    Street Food: América Latina

Street Food é outra série documental sobre gastronomia que, assim como o nome sugere, explora as tradicionais comidas de rua. Em cada episódio é apresentada a culinária de um determinado país.

Em sua na temporada pela América Latina podemos acompanhar as comidas de rua da Bolívia, Colômbia, Peru, México, Argentina, e também do Brasil. Além disso, o programa tem a versão de comidas da Ásia.

8-    Requentados Repaginados

De volta aos reality de culinária, Requentados Repaginados é uma boa pedida para quem gosta de acompanhar competições criativas. Isso porque os cozinheiros amadores precisam criar pratos surpreendentes, a partir de sobras de comidas. É uma boa fonte de inspiração para saber o que fazer com as sobras de casa.

Os jurados do programa são a chef Rosemary Shrager, a apresentadora Jackie Tohns e o comediante David So.

9-    Mandou Bem

Caso você ache que não vela jeito na cozinha, precisa assistir Mandou Bem. Neste programa, os participantes amadores precisam recriar sobremesas famosas, dentro de um tempo, e os resultados podem te fazer rir muito!

O reality fez tanto sucesso que ganhou diversas versões: Problema em Dobro, Especial de Natal e Ano Novo, México, França, Espanha e Alemanha.

10- The Final Table: Que Vença o Melhor

Em “Final Table: Que Vença o Melhor”, equipes de chefs disputam entre si para impressionar renomados chefs, críticos culinários, além de celebridades ao redor do mundo. Na competição, eles precisam elaborar pratos típicos de nove países.

E então, qual desses programas de gastronomia você já acompanha? Comenta com a gente qual é o seu preferido e qual você ficou com vontade de assistir!

Imagem de destaque de Martin Vorel por Pixabay.

Tags: ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR