Logo
O que fazer em Foz do Iguaçu: veja as atrações que não podem faltar no seu roteiro!
10 dez 2021

O que fazer em Foz do Iguaçu: veja as atrações que não podem faltar no seu roteiro!

Post by Ariane Costa

Se você vai conhecer a cidade das cataratas, mas não sabe o que fazer em Foz do Iguaçu, calma! Aqui neste post vamos te ajudar com muitas dicas sobre esse destino paranaense.

Então já se prepara para tomar todas as notas para incluir tudo no seu roteiro em Foz do Iguaçu. Vamos lá?

Onde fica Foz do Iguaçu?

Foz do Iguaçu é uma cidade do Paraná, no sul do Brasil, e faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. O principal meio para chegar lá é pelo Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu/Cataratas.

Já a principal forma para se locomover pela cidade é de carro. Para isso, você pode alugar um carro, fazer corridas de Táxi ou usar aplicativos de transporte.

Aqui fica uma dica de ouro: é bem comum cancelarem as corridas no Uber e no 99 na cidade. Isso porque os motoristas ficam mais disponíveis nos apps RápidoCar e Garupa. Sendo assim, antes de ir já baixa no seu smartphone para não ficar na mão!

Qual a melhor época para ir a Foz do Iguaçu?

Basicamente, o clima em Foz do Iguaçu é bem definido em duas estações: inverno (muito frio) e verão (muito calor). Já a época marcada pelas chuvas é durante o mês de outubro, então se puder evitar esse período, melhor. Inclusive, viajando depois desse mês, as cataratas ficam mais cheias e proporcionam um visual ainda mais incrível.

Como em qualquer destino bastante turístico, os meses de férias – dezembro, janeiro e junho – assim como feriados, são os que contam com as atrações mais lotadas.

A minha viagem para Foz do Iguaçu foi em novembro, e considerei um período excelente na cidade. Durante a semana os pontos turísticos são bem tranquilos, até mesmo no final de semana não peguei nada super lotado. Além disso, o clima estava bom, com muito calor (média de 35°), mas não tão quente como me disseram que fica em dezembro e janeiro, que já bateu 42°!

Quantos dias é ideal para ficar em Foz do Iguaçu?

Se você tiver pouco tempo na sua viagem, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu (com um pouquinho de pressa) em 3 dias. Mas para curtir cada um deles com calma, poder esperar para fazer as melhores fotos, apreciar a natureza e aprender sobre ela, se divertir e ainda cruzar as fronteiras vizinhas, o ideal é ficar pelo menos 5 dias.

8 Atrações imperdíveis na sua viagem para Foz do Iguaçu

Agora, chegou a hora de saber o que fazer em Foz do Iguaçu além das Cataratas! A cidade tem diversas atrações, e suas fronteiras não podem faltar no roteiro. Então, confira as nossas sugestões do que fazer por lá:

1-   Movie Cars Entertainment

Lançado em 2020, o Movie Cars é uma das mais recentes atrações em Foz do Iguaçu.

O Movie Cars funciona como um museu interativo. São 24 cenários inspirados em filmes icônicos, com réplica dos carros usados em cena, como o nome sugere. Mas além disso, também tem cenários inspirados em séries, música e no nosso ídolo nacional Ayrton Senna.

Para quem adora cinema, é um prato cheio para a diversão! Isso porque podemos entrar em alguns carros para tirar foto.

O local ainda conta com uma loja de souvenirs personalizados. E para completar, também tem uma hamburgueria temática dos anos 50.

Brasilia Amarela dos Mamonas Assassinas exposta no Movie Cars em Foz do Iguaçu
Brasilia Amarela dos Manonas Assassinas

📍Rodovia das Cataratas – BR 469, Km 20 N° 11547. Parque Nacional do Iguaçu. Foz do Iguaçu. PR.

Saiba mais e compre seu ingresso aqui.

2–   Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu é um completo turístico localizado na divisa entre os três países: Brasil, Argentina e Paraguai. É lá que se encontra o obelisco brasileiro e o museu jesuíta. Mas o local ainda conta com restaurante e quiosques, playground, além de apresentações culturais.

Do lado brasileiro podemos avistar os obeliscos argentino e paraguaio, e as apresentações consistem em danças tradicionais dos três países, que contam também um pouco da história de cada um.

E aqui vai outra dica: vale a pena visitar o local no fim da tarde, pois o pôr do sol no Marco das Três Fronteiras é um dos pontos altos do passeio.

Pôr do sol no Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu
Início do pôr do sol no Marco das 3 Fronteiras

📍Av. Gen. Meira, s/n. Jardim Eldorado. Foz do Iguaçu. PR.

Saiba mais e compre o seu ingresso aqui.

3–   Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional também não pode faltar em um bom roteiro em Foz do Iguaçu. Isso porque é uma construção enorme e histórica no nosso país. Afinal, ela é a usina hidrelétrica que mais gera energia no mundo, e a visitação é realmente incrível!

Ao todo, são 4 opções de passeios turísticos por lá:

  • Itaipu panorâmica: passeio em ônibus de dois andares que faz todo o percurso pelo Complexo Turístico Itaipu. Duração de 1h30;
  • Itaipu especial: passeio pelas áreas externa e interna, que possibilita conhecer ainda mais sobre o funcionamento da usina. Duração de 2h30;
  • Itaipu iluminada: apresentação noturna com show de músicas, iluminação da barragem e fogos. Duração de 2h;
  • Refúgio biológico: passeio pela área de preservação da flora e fauna do local. Duração de 2h45.

Eu fiz o Refúgio Biológico e o passeio panorâmico. Ambos nos ensinam demais! Mas não se esqueça de levar repelente, pois vai precisar muito.

Além desses, também tem o museu que fica na entrada. Vale a pena chegar mais cedo e parar nele para conhecer a história da usina com calma. Depois dessa introdução, te garanto que os passeios turísticos serão ainda mais interessantes.

O museu é pequeninho, e lá ficam alguns senhores que trabalharam na construção da hidrelétrica. Um bate papo com eles para tirar dúvidas e ouvir histórias pessoais dessa experiência, é enriquecedor.

Barragens da Itaipu Binacional, uma das opções sobre o que fazer em Foz do Iguaçu
Barragens da usina hidrelétrica Itaipu Binacional

📍Av. Tancredo Neves, 6702. Foz do Iguaçu. PR.

Saiba mais e compre o seu ingresso aqui.

4–   Cataratas argentinas

Muito se fala sobre qual é o lado mais bonito das cataratas, o brasileiro ou o argentino. Mas na minha opinião, é impossível escolher, pois um complementa o outro.

No Parque Nacional Iguazú são aproximadamente 7 km de trilhas com diversos mirantes para apreciar as quedas das cachoeiras. Além disso, são 3 trilhas: uma superior, uma inferior, e a que leva até a Garganta do Diabo, bem no meio das cataratas. Para essa última, parte do trajeto é feito em um trenzinho.

É uma experiência incrível e extremamente emocionante. Não é à toa que se trata de uma das 7 maravilhas naturais do mundo! Por isso, vale a pena ir sem pressa, não só porque anda muito, mas para aproveitar cada momento mesmo.

Vale dizer que a travessia da fronteira entre Foz do Iguaçu e Argentina tem causado muitas dúvidas nos brasileiros. Então vou contar como foi a minha experiência por lá.

Você pode ir com o RG dentro da validade ou com o seu passaporte. No caso do passaporte, será preciso preencher a Declaração Jurada Argentina, tanto para entrar, quanto para sair do país. Fiz isso na aduana mesmo, inclusive com ajuda dos argentinos.

Além do documento, também é preciso apresentar um teste PCR ou de antígeno negativo, feito em até 72h antes, mais o comprovante das duas doses da vacina contra covid-19.

Fui para lá com taxi, tendo combinado antes com o motorista que nos levou e trouxe de volta ao hotel. Vou deixar aqui o contato, caso queira fazer um orçamento quando você for: (45) 9978-5250 – Sr. Cláudio.

Cataratas do Iguaçu do lado argentino
Cataratas do Iguaçu lado argentino

📍Misiones Province, Argentina.

Saiba mais e compre o seu ingresso aqui.

5-   City tour + compras no Paraguai

Quando se fala em cruzar a fronteira entre Foz do Iguaçu e Paraguai, a maioria das pessoas pensam somente nas compras. Mas o que pouca gente sabe (por enquanto), é que tem muito mais o que fazer no país vizinho.

Fechando um city tour, por exemplo, a agência te leva para conhecer alguns pontos de Ciudad del Este. Depois disso, segue para Presidente Franco (bem próximo), para o incrível parque Saltos del Monday, onde ficam as “cataratas” paraguaias.

São dois parques em um: o Aventuras Monday e o Saltos del Monday, um do lado do outro e no mesmo local. Calma, eu explico: no Aventuras tem atividades como trilha, tirolesa, arco e flecha, entre outros. Já no Saltos, é um passeio contemplativo.

É importante dizer que o nome não se pronuncia como segunda-feira em inglês, mas algo como “mondaî”, pois é uma palavra em guarani.

Depois dos parques, tem uma parada para o almoço e então segue para a parte das compras, com foco nas melhores lojas.

Recomendo fazer este passeio com a agência MMC Turismo, e se puder escolher o modo privado, melhor ainda.

Saltos del Monday, as cataratas paraguaias
Cachoeira Saltos del Monday

📍Calle Saltos del Monday. Presidente Franco. 7000. Paraguai.

Saiba mais e compre o seu pacote aqui.

6-   Parque Nacional Cataratas do Iguaçu

O principal motivo das viagens para Foz é conhecer as Cataratas do Iguaçu. Por isso, é claro que elas não podem faltar no seu roteiro.

Como eu disse antes, o lado brasileiro complementa o lado argentino. E então, a experiência fica completa, nos proporcionando a real noção do que este lugar realmente é: perfeito!

A trilha das cataratas brasileiras é menor, e tem pouco mais de 1 km. Antes de chegar até ela, o percurso é feito de ônibus. Depois, ao longo da caminhada, surgem diversos mirantes para apreciarmos o quão incrível é a natureza.

Novamente repito: vá sem pressa! Não pense apenas em fazer boas fotos. Aprecie o momento, sinta a força da água nos seus pés, e quando o vento a faz molhar o nosso rosto. Observe ao redor, ao longo do rio, todas as grandes e pequenas quedas que consegue contar. Sério, é incrível!

Quedas d'água nas cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu lado brasileiro

📍Rodovia das Cataratas, BR 469, Km 18. Foz do Iguaçu. PR.

Saiba mais e compre o seu ingresso aqui.

7–   Parque das Aves

Outra atração em Foz do Iguaçu que nos ensina muito, é o Parque das Aves. O local não tem nada a ver com um zoológico, caso você também não goste de entretenimento com animais. Na verdade, trata-se de uma instituição focada na conservação das aves da Mata Atlântica.

O Parque das Aves possui diversas espécies de aves ameaçadas de extinção, e também que foram resgatadas do tráfico de animais e de maus tratos. Lá elas passam por cuidados e reabilitação, para poderem voltar à natureza.

Ao longo desse passeio vamos conhecendo sobre elas, o porquê estão ali e como podemos fazer a nossa parte para ajudá-las. Por isso é muito tocante e reflexivo.

Eu pude observar algumas aves que ainda estavam um pouco debilitadas. Mas que já haviam se recuperado o suficiente para ficarem com as outras. 

Araras em um tronco de árvore no Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Viveiro de araras do Parque das Aves

📍 Av. das Cataratas, 12450 – ao lado do Parque Nacional

Saiba mais e compre o seu ingresso aqui.

8-   Templo Budista Chen Tien

Talvez não seja assim um passeio imperdível em Foz do Iguaçu. Mas se tiver tempo no seu roteiro, vale a pena conhecer o Templo Budista Chen Tien.

O espaço é gratuito e muito bonito. De lá, é possível ter uma vista privilegiada de Foz e de Ciudad del Este.

Além de ser um lugar contemplativo e de muita paz, rende fotos lindas.

Estátua de Buda no Templo Chen Tien em Foz do Iguaçu
Buda no tempo Chen Tien

📍Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99. Jd. Califórnia. Foz do Iguaçu. PR.

Onde comer em Foz do Iguaçu?

Agora que você já conferiu o que fazer em Foz do Iguaçu, anote aí alguns lugares muito bons para comer por lá:

·         Pátio Pomare

Pensa em um lugar lindo e único. É o Pátio Pomare, que nos transporta de Foz do Iguaçu para uma vila grega.

Aqui vale a pena ir para curtir tanto a gastronomia (que é maravilhosa, por sinal), quando o espaço em si.

Imagem/Reproção

📍Av. das Cataratas, 544. Foz do Iguaçu. PR.

Saiba mais aqui.

·         Hamburgueria Movie Cars

Já a Hamburgueria Movie Cars nos transporta para os anos 50, com toda a sua decoração temática nos mínimos detalhes. Além disso, as opções do cardápio são deliciosas.

Imagem/Reproção



·         Restaurante Porto Canoas

Localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, ao final da trilha das cataratas, o restaurante Porto Canoas é uma ótima escolha para almoçar.

Funciona com buffet servido a vontade por um valor único, e as bebidas e sobremesas cobradas a parte.

Sentando na área externa, você aprecia o rio Iguaçu enquanto almoça.

Imagem/Reproção

Saiba mais aqui.

·         Coccole Gelato Italiano

Com o calor imenso que faz em Foz do Iguaçu, um bom sorvete sempre será bem-vindo! Para isso, a gelateria Coccole é uma ótima pedida. Os gelatos são deliciosos e muito parecidos com os autênticos italianos.

Imagem/Reproção

📍Rua Bartolomeu de Gusmão, 741. Centro. Foz do Iguaçu. PR.

📍Av. Silvio Américo Sasdelli, 554. Vila A. Foz do Iguaçu. PR.

Saiba mais aqui.

·         La Esfiharia

E para comer uma esfiha deliciosa e diferente, recomendo a La Esfiharia.

📍Av. Costa e Silva, 130. Parque Pres. 1. Foz do Iguaçu. PR.

Imagem/Reproção

Saiba mais aqui.

Enfim, essas foram as nossas sugestões do que fazer em Foz do Iguaçu. Uma viagem que com certeza vai te surpreender muito! Então agora compartilhe o nosso post com aquela pessoa que vai conhecer todos esses lugares com você.

Tags: , ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR