Logo
O que fazer em Curitiba: um roteiro de 3 dias na capital paranaense
17 dez 2021

O que fazer em Curitiba: um roteiro de 3 dias na capital paranaense

Post by Ariane Costa

Com belos parques e seu tão elogiado planejamento urbano, Curitiba atrai turistas do Brasil e do mundo, a fim de conhecê-la. Afinal, estamos falando da cidade eleita em diversos rankings, como a melhor capital para se viver no nosso país.

Você também tem vontade de conhecer esse destino? Então, acompanhe este nosso post cheio de dicas do que fazer em Curitiba para aproveitar bem a cidade em um roteiro de 3 dias por lá. Confira!

Onde fica Curitiba?

Curitiba é a capital do Paraná, e fica na região sul do Brasil. Seu principal aeroporto é o Internacional Afonso Pena. Mas, dependendo de onde será a sua partida, é possível viajar de carro até lá, pois são cerca de 416 km de distância entre Curitiba e São Paulo, por exemplo.

Qual a melhor época para ir em Curitiba?

Talvez você não saiba, mas Curitiba tem o apelido de Chuviritiba. Isso porque chove bastante na cidade, praticamente em toda as estações do ano.

Além disso, vale dizer também que Curitiba é considerada a capital mais fria do Brasil. Portanto, é importante planejar a sua viagem, alinhando as expectativas com relação ao clima da cidade.

Eu fui para Curitiba em novembro, e dei a sorte de pegar dias muito atípicos por lá. Inclusive um deles foi o 2° dia mais quente do ano! Assim, deu para aproveitar muito e os parques ficaram ainda mais lindos com a ajuda do sol.

Mas para você se organizar, é importante saber que janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, já junho e julho são os mais frios. E os meses com maior probabilidade de chuva são de outubro a março.

Quantos dias é ideal para ficar em Curitiba?

Assim como em toda capital, tem muita coisa para fazer em Curitiba. Então, se você quiser conhecer a cidade com calma e explorá-la ao máximo, vale separar pelo menos 5 dias na cidade.

Mas se tiver menos tempo, como foi o meu caso, em 3 dias dá para conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba e ainda fazer o passeio de trem para Morretes.

Roteiro de 3 dias em Curitiba

Agora que já introduzimos a nossa viagem em Curitiba, vamos te indicar uma sugestão de roteiro por lá.

Aqui vale dizer que nem todos os lugares agrupados no mesmo dia ficam muito próximos um do outro. No meu caso, usei o Uber para me locomover pela cidade. Mas uma boa opção também é usar o Ônibus Turístico, no qual você pode descer nos pontos que desejar.

Outra dica de ouro é: use repelente! Em todos os passeios ao ar livre eu fui picada.

Pronto! Agora sim, confira o roteiro de 3 dias em Curitiba:

Dia 1

Jardim Botânico

Sem dúvida alguma, você não pode deixar de conhecer o cartão postal da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba.

O lugar é muito lindo e extremamente preservado. Seus jardins são inspirados nos maravilhosos jardins franceses, e sua estufa de vidro foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Dentro da estufa do Jardim Botânico, podemos observar diversas espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. Já na parte de trás fica o café do Senac, que tem ao seu lado a Galeria das Quatro Estações. Nela também encontramos um jardim lindo, com flores que representam as estações do ano.

Saindo um pouco dessa parte principal e caminhando pelo Jardim Botânico de Curitiba, passamos por um lago cheio de peixes e tartarugas, e também podemos conhecer algumas lojinhas de artesanato e espaços culturais.

E o melhor de tudo: o Jardim Botânico de Curitiba é gratuito!

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

📍Rua Engo. Ostoja Roguski, 690. Jardim Botânico, Curitiba – PR.

Saiba mais aqui.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame também faz parte dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Sua imponente construção com ferro e vidro é palco para diversos tipos de apresentações. Mas fora isso, nós turistas podemos entrar para conhecer toda a estrutura, que é incrível!

Por lá também tem o Vale da Música, um palco flutuante no lago da Ópera de Arame, onde são feitas apresentações instrumentais bem de frente para o restaurante do teatro.

O ingresso para a Ópera do Arame custa R$15 (valor/2021).

Ópera de Arame em Curitiba
Vista da passarela da Ópera de Arame

📍Rua João Gava, 920. Abranches, Curitiba – PR.

Saiba mais aqui.

Bosque Alemão

O Bosque Alemão foi feito para celebrar as tradições dos imigrantes alemães em Curitiba. Este é outro local de área verde para explorar na cidade.

Por lá, encontramos uma réplica de uma típica igreja alemã, a Torre dos Filósofos, que é uma construção toda de madeira com mirante e que nos leva para a parte inferior do bosque. É nessa parte que fica a trilha de João e Maria, que resume o conto dos irmãos Grimm ao longo do percurso, e que ao final tem uma reprodução da fachada de uma casa germânica.

O passeio no Bosque Alemão é gratuito.

Bosque Alemão em Curitiba
Fachada da casa germânica no Bosque Alemão

📍Rua Niccolo Paganini, esquina com a Franz Schubert. Vista Alegre, Curitiba, PR.

Saiba mais aqui.

Parque Tanguá

Para encerrar o primeiro dia do seu roteiro em Curitiba, vá curtir o pôr do sol no Parque Tanguá. Este é um dos melhores pontos da cidade para ver o sol se pôr e, além disso, o parque é lindo e gratuito!

Parque Tangué em Curitiba
Pôr do sol no Parque Tanguá

📍Rua Osvaldo Maciel, 97. Pilarzinho, Curitiba, PR.

Saiba mais aqui.

Dia 2

Parque Tinguí

O Parque Tingui é bem grande, mas o Memorial Ucraniano é o principal motivo pelo qual atrai os turistas. No memorial, podemos conhecer mais da história dos imigrantes ucranianos, que chegaram em grande número em Curitiba, depois de um genocídio em seu país natal.

Além disso, também podemos ver exposição de artigos típicos.

A entrada do Parque Tinguí e no Memorial Ucraniano é gratuita.

Memorial Ucraniano em Curitiba
Memorial Ucraniano

📍Rua Dr. Mbá de Ferrante, s/n. Curitiba, Paraná.

Saiba mais aqui.

Museu do Olho

O MON – Museu Oscar Niemeyer, é popularmente conhecido como Museu do Olho. Isso porque sua construção parece um olho gigante.

Lá sempre rolam exposições. Quando eu fui, por exemplo, a principal era dos Gêmeos. Mas se não quiser entrar, você pode ir conhecer a arquitetura por fora, onde também ficam algumas exposições e um jardim.

No entorno do museu tem vários barzinhos legais para sentar, pedir algum drink e petiscos, enquanto espera o pôr do sol, que também é bem legal por lá.

Museu do Olho em Curitiba

📍Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico, Curitiba, PR.

Saiba mais aqui.

Centro Histórico

Caminhar pelo centro histórico ou centro cívico de Curitiba também é fundamental em uma viagem para a capital do Paraná. Seu ponto de partida nesse passeio pode ser o Largo da Ordem, e então vá caminhando pelas ruas e apreciando a arquitetura carregada de história.

Recomendo uma parada no Sesc Paço da Liberdade, que teve sua construção tombada como Patrimônio Histórico Nacional. Além disso, esse edifício foi a primeira prefeitura de Curitiba.

Depois, chegue até a Rua XV de Novembro, uma rua apenas para pedestres. Como fui em novembro, ela já estava decorada para o natal, e virou uma atração a parte. Mas acredito que em outras épocas do ano, seja igualmente linda.

Rua XV de Novembro em Curitiba
Bondinho na Rua XV de Novembro


Dia 3

Por fim, no último dia desse roteiro em Curitiba, recomendo muito que você faça o passeio de trem até Morretes. Vale a pena fazer a ida de trem, e o retorno de carro pela Estrada da Graciosa.

O passeio de trem de Curitiba até Morretes é maravilhoso! O trajeto dura cerca de 4h e passa por paisagens incríveis, em meio a Mata Atlântica. Pelo caminho vemos represa, rio, cachoeiras, cânion e uma imensidão de natureza. Vale muito a pena.

Recomendo também que se puder, você escolha ir em um vagão com varanda. Assim, fica melhor para ver a paisagem e você não perde nada de nenhum dos lados. Fui no Bove, o vagão pet friendly, e adorei.

Ao chegar em Morretes, que é uma cidade bem pequenininha, não tem muito o que fazer, a não ser caminhar pelas ruas e comer o típico barreado, servido em todos os restaurantes por lá.

Barreado é uma carne cozida por muitas horas na panela de barro (daí seu nome), e que é servida misturada com farinha de mandioca, formando um pirão, arroz e banana picada.

A volta pela Estrada da Graciosa também é bem bonita, e esse passeio dura praticamente o dia todo.

Passeio de trem Curitiba a Morretes
Passeio de trem Curitiba a Morretes. Imagem/Reprodução

Saiba mais e compre o seu ingresso aqui.

Onde comer em Curitiba?

Depois dessas dicas para um roteiro de 3 dias em Curitiba, vou deixar aqui as recomendações de lugares para comer na cidade:

·         Italy Caffee

Um cantinho que te transporta de Curitiba para a Itália: assim é o Italy Caffee. Por lá, você pode comer uma pizza romana deliciosa, entre outras opções típicas do cardápio.

Italy Caffee restaurante em Curitiba
Imagem/Reprodução

📍Praça Osório, 125 (junto a Universidade Positivo). Centro, Curitiba, PR.

Saiba mais aqui.

·         Club Life

Uma ótima pedida para comer bem e saudável, o Club Life serve opções deliciosas. Inclusive, os gelatos são ótimos!

Club Life restaurante em Curitiba
Imagem/Reprodução

📍Rua Comendador Araújo, 639. Batel, Curitiba, PR.

Saiba mais aqui.

·         Ópera Arte

O Ópera Arte é o restaurante da Ópera de Arame. Vale a pena sentar na parte externa, pois assim você curte a apresentação no palco flutuante, enquanto almoça ou janta.

Ópera Arte restaurante em Curitiba


·         Hard Rock Café

Se você já conhece o Hard Rock Café, sabe do que estou falando. Mas se ainda não conhece e curte um bom e velho rock’n’roll, não deixe de ir!

A casa tem sua tradicional e incrível decoração cheia de artigos de astros da música, e conta com shows em alguns dias da semana. Vale a pena conferir a programação antes de ir, para ter uma experiência ainda melhor.

Imagem/Reprodução

📍Rua Buenos Aires, 50. Batel, Curitiba, PR.

Saiba mais aqui.

E aí, ficou com mais vontade de conhecer Curitiba depois das nossas dicas? Então, veja também o nosso post sobre Foz do Iguaçu, outra cidade paranaense que você pode incluir nessa mesma viagem.

Imagem de destaque reprodução Pixabay.

Tags:
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR