Logo
Roteiro de viagem pela Bretanha, França
10 fev 2022

Roteiro de viagem pela Bretanha, França

Post by Amanda Miquelino

Bretanha, na França, é um lugar apaixonante, principalmente para quem é fã do período medieval e da cultura celta. A Bretanha, em francês “Bretagne”, fica localizada ao oeste da França, e é acompanhada por uma larga costa litoral com a presença do Canal da Mancha e o Oceano Atlântico. Saiba mais, a seguir!

Bretanha França: um lugar cheio de histórias

Atualmente, a Bretanha França faz parte de uma das seis nações que são reconhecidas pela Liga Céltica. As outras cinco são a Irlanda, Escócia, Ilha de Man, Cornualha e País de Gales. 

A sua capital é Rennes, que fica a mais ou menos 1h30 de trem de Paris. O centro oferece ruas interessantes para passear, tomar um café e fazer a compra de alguns produtos típicos. No entanto, não é nele que a Bretanha detém os seus maiores charmes. 

Se você sonha em conhecer o local, não deixe de conferir as informações que separamos neste post sobre lugares para conhecer, curiosidades e comidas típicas da região. 

Locmariaquer, na Bretanha: um sítio arqueológico com pirâmides

Bretanha na França

Quem disse que apenas o Egito pode ter pirâmides? Em Locmariaquer, você encontra várias ruínas da pré-história, mais especificamente do período Neolítico, datado de 4.500 a 3.500 aC. Em sua maioria, são pequenas pirâmides (túmulos) que revelam a alta densidade populacional da região e também, uma estrutura social hierárquica.

O sítio megalítico de Locmariaquer fica aberto para visitação todos os dias da semana, das 10:00h às 12:30h ou das 14:00h às 17:15h. Ele oferece em seu passeio a visita em três monumentos separados: o Menir quebrado, a Mesa dos Marchands e o túmulo de Er-Grah.

O bilhete de entrada custa a partir de € 6,00, e é possível reservá-los através do site. O endereço do Sítio é: Route de Kerlogonan, 56740, Locmariaquer – França. 

Vale ressaltar que Locmariaquer ainda oferece várias opções de trilhas de Trekking, com ritmos classificados como fáceis e moderados. Esta modalidade de trilha tem como principal objetivo possibilitar maior contato com a natureza, explorando trilhas naturais e montanhas.

Lizio, na bretanha: o lar de casas com mais de 300 anos

Bretanha na França

Uma das primeiras impressões que você terá ao chegar em Lizio é que fez uma viagem no tempo. Isso porque o local é cercado por várias construções de casas antigas que datam de mais de 300 anos. 

Depois de quase desaparecer, em 1970, o local experimentou um crescimento notável. Juntas, as casas são uma das melhores representações da construção civil popular do interior da Bretanha, formadas por ardósia e granito.

Esta comuna da Bretanha francesa tem uma área de apenas 16,98 km², e na última pesquisa demográfica realizada em 2018, apontou cerca de 748 habitantes. Por conta disso, as suas principais atividades são a agricultura e o turismo.  

Os principais locais de visitação em Lizio são museus e a Oficina do Soldadinho de Chumbo, com entrada gratuita. Os horários são das 09h às 12h ou das 14h às 18h. 

Destacamos também o Museu do Poète Ferrailleur, com várias esculturas e autômatos interativos. E também, o Museu dos Carrières, com a exposição de  maquinários antigos utilizados em canteiros de obras. 

Josselin: visite o castelo da família Rohans

Bretanha na França

Josselin é mais um destaque de arquitetura na Bretanha, França. Essa comuna francesa também é pequena, com uma área de 4,48 km² e aproximadamente 2.592 habitantes. O castelo em estilo gótico extravagante, com traços da arquitetura feudal e renascentista é o maior traço da região.

Este castelo foi fundado ainda no início do século XI, e até os dias atuais é habitado por descendentes de seus fundadores, a família Rohans. Seus jardins foram desenhados por Achille Duchesne, um dos jardineiros mais requisitados da alta sociedade francesa na virada do século XX. Neles, é possível até mesmo fazer um piquenique em uma área determinada. 

O bairro de Sainte-Croix tem idade equiparada com a do castelo, mas passou por uma grande restauração no ano de 2006. Com a presença de uma capela de mesmo nome em seu entorno, os turistas encontram belas casas em estilo enxaimel, caracterizadas pelo uso de madeiras em suas paredes. 

Além do castelo de Josselin, outros locais que valem a sua visita são a Basílica de Notre-Dame-du-Roncier, a capela do antigo convento de Sainte-Croix, e a Cidade Velha. 

Gastronomia da Bretanha, na França 

Ao visitar a Bretanha, na França, é claro que não podemos deixar de lado uma das experiências mais deliciosas das viagens: a gastronomia! Aqui, o destaque vai principalmente para o galette bretonne.

Bretanha na França

O galette bretonne é uma versão salgada de crepe tradicional da região. Outras indicações da culinária local ficam a cargo do caramel au beurre salé, um bombom de caramelo com manteiga salgada.

Os biscoitos e pâtisseries à base de manteiga também são uma excelente pedida, e os frutos do mar são excelentes, pois estão sempre frescos.

Gostou desse artigo sobre a Bretanha, França? Então leia mais conteúdos sobre esse país encantador, no nosso blog! Bon voyage!

Tags: , ,
Amanda Miquelino
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com experiência em SEO, Marketing de Conteúdo e Instagram.

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR