Voyage

Eslovênia: país que inspirou nome de participante do BBB 22

A Eslovênia é um pequeno país da Europa Central repleto de paisagens naturais incríveis. Mas como não faz parte da tradicional rota turística entre os viajantes que vão ao velho continente, não era um destino muito conhecido aqui no Brasil.

Contudo, isso mudou após a estreia do BBB 22, com a chegada da participante Eslovênia Marques. Isso porque o nome da jovem paraibana foi inspirado no país europeu e despertou a curiosidade do público de saber mais sobre ele.

Portanto, hoje vamos te contar sobre a Eslovênia e seus principais pontos turísticos para te inspirar a conhecê-la. Confira!

Onde fica a Eslovênia?

A Eslovênia faz fronteira com a Áustria, Hungria, Croácia e Itália, e possui cerca de 2 milhões de habitantes. Sua capital Liubliana, também é a sua maior cidade. E para se ter uma ideia do tamanho da Eslovênia, ela tem uma área total com cerca de 20.271 km², o que é menor do que o estado brasileiro de Sergipe, que tem 21.910 km².

O idioma oficial do país é o esloveno, mas praticamente toda a população também sabe falar inglês. Quanto a moeda oficial é o euro, que foi adotado pela nação em 2007.

A Eslovênia é considera um dos países mais seguros da Europa. Além disso, também é uma nação bastante jovem, pois se tornou independente da Iugoslávia em 1991. Inclusive, foi justamente esse processo separatista que inspirou o pai da participante do BBB 22 a batizá-la com este nome.

O que fazer na Eslovênia?

Por ser um país pequeno, com um bom planejamento é possível conhecer vários pontos turísticos da Eslovênia em uma única viagem. Assim sendo, confira abaixo alguns lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro:

Liubliana

Você pode conhecer a capital da Eslovênia a pé, de bicicleta ou a bordo de um bondinho desta belíssima cidade.

Liubliana é extremamente charmosa e conta com várias atrações turísticas, como o Castelo de Ljubljana, a Ponte do Dragão, o Mercado Central, o Metelkova Mesto, a Ponte Tripla, diversos barzinhos e cafés, e muito mais.

Imagem/Reprodução Pixabay



Lago Bled

O Lago Bled tem uma beleza tão fantástica que até parece uma pintura! Por isso, não é à toa que ele é um dos cartões postais da Eslovênia.

Rodeado por lindos bosques com os Alpes Julianos ao fundo, bem no meio do Lago Bled tem uma ilhota com uma igreja. Para chegar lá é preciso embarcar em uma pletna, como são chamados os barquinhos de travessia.

Além disso, ao visitar o Castelo de Bled é possível ter uma vista panorâmica e privilegiada dessa paisagem.

Imagem/Reprodução Pixabay


Caverna de Postojna

A Caverna de Postojna é outro ponto turístico da Eslovênia muito procurado. Ela possui 24 km de galerias, sendo que 5 km são abertos ao público.

Este passeio é dividido em trajetos de trem e outros trechos a pé, mas como não tem escadas, é bastante acessível. Ao longo do percurso é possível contemplar as formações rochosas milenares, além de animais exóticos que vivem neste tipo de ambiente, como a salamandra albina.

Imagem/Reprodução



Castelo de Predjma

Localizado a 10 km da Caverna de Postojna, o Castelo de Predjma é um passeio que pode ser incluído no mesmo dia. Ele também é um cartão postal da Eslovênia, devido a sua incrível e singular construção dentro de uma rocha.

O Castelo de Predjma possui arquitetura gótica e fica a 123 metros de altura.

Imagem/Reprodução Pixabay



Parque Nacional do Triglav

O Lago Bohinj, também muito procurado no país, fica no Parque Nacional do Triglav. Vale muito a pena ir conhecê-lo e apreciar a paisagem e o clima rural desta região.

Além de aproveitar o entorno do lago, também é possível praticar atividades como canoagem, ou até mesmo tomar um banho refrescante, se estiver na temporada de verão.

Imagem/Reprodução Pixabay


Piran

Se você quiser pegar praia na Eslovênia, vá para Piran, uma península do Mar Adriático. Esta cidade litorânea possui um centro histórico muito charmoso, além de muita riqueza cultural.

Mas vale dizer que as praias são bem diferentes, pois apenas uma possui faixa de areia, por ser uma praia artificial. As demais são rodeadas por concreto, que são como as calçadas da cidade, que logo dão no mar.

Imagem/Reprodução Pixabay



Ferrovia Bohinj

Na Eslovênia você também pode fazer uma das viagens de trem mais bonitas da Europa, que passa pela Ferrovia Bohinj. O trajeto parte da cidade de Bohinjska Bistrica e desembarca em Nova Gorica, que faz fronteira com a Itália.

Imagem/Reprodução



Vale do Rio Soca

Com nascente nos Alpes Julianos e 136 km de comprimento, o Rio Soca é um dos pontos altos em uma viagem para a Eslovênia. Sua cor verde esmeralda e transparente forma paisagens de tirar o fôlego.

Imagem/Reprodução Pixabay



Comidas típicas da Eslovênia

Agora que você já sabe o que fazer na Eslovênia, veja algumas comidas que não podem ficar de fora da sua experiência gastronômica:

Kranjska Klobasa

Um tipo de linguiça que se come com pão de acompanhamento.

Imagem/Reprodução

Struklji

É um tipo de massa feita em rolinhos que levam variados recheios, como carne, vegetais ou queijo. Além disso, pode ser assada ou cozida.

Imagem/Reprodução

Prekmurska gibanica

Composto de massa folhada, maçã, queijo cottage, noz e semente de papoula, é um tipo muito tradicional de bolo.

Imagem/Reprodução

Potica

Um pão doce com variados tipos de recheios. É uma receita bem típica nas festas de natal e páscoa, mas também é preparada pelos eslovenos durante o ano todo.

Imagem/Reprodução



E aí, ficou com vontade de conhecer a Eslovênia? Então, compartilhe o nosso post com quem toparia fazer essa viagem maravilhosa com você e comecem os planejamentos!

Imagem de destaque: Reprodução/Pixabay

Tu pourrais aussi aimer...

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *