Logo
Como é morar na França?
19 dez 2018

Como é morar na França?

Post by Aline Miquelino

Começa hoje uma nova coluna aqui no Travejante. “Aline em Lille” será o espaço para saber um pouquinho sobre a rotina de uma brasileira nas terras francesas. E o primeiro texto só poderia ser esse: como é morar na França?

Como é morar na França?

Eu, Aline Miquelino, sempre tive a curiosidade de saber como é viver num outro país, principalmente como é morar na França.

Há quase dois meses eu matei essa curiosidade. Moro atualmente em Lille, cidade do Norte da França — onde estudo aulas de francês por três vezes na semana.

Agora comecei a escrever para o Travejante, site da minha irmã gêmea, Amanda Miquelino.

Se você também tem essa curiosidade, assim como eu tinha, pode tira-la agora!

Lille na França

Lille está a58 minutos de Paris pelo TGV (trem), 38 min de Bruxelas-Bélgica de carro e 1h34 min de Londres pelo Eurostar.

Morar em um país como a França tem muitas vantagens. Os serviços essenciais funcionam! O metrô de Lille é pequeno, apenas duas linhas, mas que param nos principais lugares.

Lille é uma cidade pequena, mas grande mesmo é a Grande Lille, pois se considera muitas cidades adjacentes. E isso não é um problema, já que existem linhas de ônibus para todos lados.

Transporte em Lille

Os ônibus param nos pontos sem você pedir. Os motoristas sempre falam “Bonjour”, o nosso “Bom dia”. A diferença é que eles falam o dia todo. Há quem fale Bonsoir (Boa noite) à partir das 18h.

Nos metrôs e ônibus tem aquecedor para o frio do outono e inverno. O sistema ferroviário e rodoviário permite o acesso aos outros grandes aeroportos internacionais situados em Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdam.

Também tem um aeroporto com alguns vôos. Possui ainda duas grandes estações de trem: Lille-Flandres, dedicada ao tráfico regional, a Paris e Bélgica, e a Lille-Europe dedicada a outras ligações nacionais e internacionais.

Clima em Lille

O clima do verão pode chegar a 32º graus e os dias são longos — clareia as 7h e escurece as 22h. Já no inverno pode chegar a -6 graus e os dias são curtos — clareia as 8h e escurece as 17h.

Segurança em Lille

A cidade é muito segura. A maioria das casas não tem portões. Não existem muitos prédios e, na maioria deles, é normal que não tenha elevador.

População em Lille

Existem pessoas de todo lugar do mundo, principalmente dos países islâmicos.

Lille é uma das cidades da França com maior número de estudantes, então é uma cidade com muitos jovens e com muitos estrangeiros e au pair (babás).

Vida noturna em Lille

Sempre tem eventos e bares que começam a ficar cheios às 19h e vão até as 23h durante a semana.

O teor de álcool da cerveja é mais forte comparado ao do Brasil e não custa tão caro. Assim como o vinho, a baguete e o queijo também com bons preços.

Pontos turísticos em Lille

Lille é uma das cidades mais visadas para o turismo no Norte da França.

Na cidade, podemos encontrar vários monumentos interessantes: Praça Charles de Gaulle, Museu de História Natural de Lille, Gare de Lille Flandres, Euralille (parece um shopping com grandes lojas como Sephora, Primark, Zara, Kiko, Mango, Hema e outras).

Viver em outro país tem muitas vantagens, podemos aprender uma nova língua, pessoas de todo lugar do mundo, experimentar comidas e bebidas novas, conhecer outros países com mais facilidade e sem gastar muito. A desvantagem é a saudade da família, amigos, comida e do calor do povo brasileiro.

É isso pessoal! Nós vemos sempre por aqui, com uma nova história ou relato sobre como é viver na França. Au revoir!

Obrigada pela visita! Nos sigam nas redes sociais:

Instagram: @travejante

Loja online: Travejante Store

Instagram da loja: @travejantestore

Instagram da Aline: @alineinlille

Facebook: Travejante

Twitter: @amandamique

Gostou do relato sobre como é morar na França? Conte nos comentários! Compartilhe e marque seus amigos nas redes sociais. 

Tags: , , , , , , , ,
Avatar
Advogada, ama ler e escrever. Por isso veio parar aqui no Blog de sua irmã gêmea, para compartilhar o amor que elas têm em comum: viajar. De Jacareí, mas já morou 7 anos em São Paulo. Agora, vive em Lille, cidade do Norte da França — onde estuda francês e vive planejando viagens. Quer conhecer o mundo lendo, viajando e escrevendo. Ça Marche!

1 comentário

Avatar
Stelamaris 26 de agosto de 2019 at 20:22 - Reply

Oi vc ainda está vivendo em Lelli?

    Aline Miquelino
    Aline Miquelino 2 de setembro de 2019 at 12:47 - Reply

    Oi, Stela! Estou morando sim! Tem alguma dúvida sobre Lille? Beijos!

Leave a Comment