Nós do Travejante fomos visitar uma fazenda que conta a história do café e do período da escravidão em Jundiaí: a Fazenda Nossa Senhora da Conceição. Fizemos o roteiro em 1 dia, bate-volta de São Paulo, e vamos contar tudo para vocês, logo abaixo!
Fazenda Nossa Senhora da Conceição: onde fica?
A Fazenda Nossa Senhora da Conceição está localizada em Jundiaí, distância de 55km de São Paulo.
Para chegar na fazenda, você precisa pegar a Rodovia Constâncio Cintra, km 72,5 sentido Itatiba, se for de carro ou Uber.
Nós pegamos o ônibus sentido Jundiaí na Rodoviária de São Paulo com a empresa Cometa, mas também é possível ir de trem turístico da Luz ou trem convencional da CPTM.
Então é um ótimo passeio para fazer aos finais de semana para ir com a família, crianças ou amigos.
História da fazenda
A fazenda Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1810, ainda no período da escravidão e quando os primeiros imigrantes italianos chegaram no país.
A fazenda realizava a produção de café e exportava no porto de Santos, porém, hoje em dia ela produz em uma escala menor para consumo na fazenda e para produtos feitos com o café cultivado (cerveja de café e licor de café).
Ainda é preservado a Casa Grande, onde viviam os barões do período da escravidão com a Senzala Doméstica e a Senzala dos escravos braçais.
Muitos objetos dos escravos também foram encontrados enterrados no chão da fazenda e fazem parte do acervo.
Tour guiado
Toda a história do período do café, da escravidão e imigração dos italianos é contada pelo Cris, um monitor muito simpático e bem-humorado.
A história é triste, mas não pode ser negada porque de fato aconteceu (infelizmente). Muitas coisas que o Cris contou não são contadas nas escolas, então o passeio é muito cultural e histórico.
Natureza
A fazenda possui muitas árvores e dá passagem para o Rio Capivari. Então é perfeito para curtir a natureza e a tranquilidade de uma fazenda do interior.
Tem passeios a cavalo e passeio de trenzinho para curtir e relaxar na fazenda.
Restaurante Dona Maria Helena
A fazenda possui um restaurante que faz comida caipira em fogão à lenha. Provamos o prato Arado (arroz, tutu de feijão, costelinha de porco, couve, banana empanada, ovo frito e vinagrete) servido em um arado de ferro, doce de banana no tacho, doce de jaca e a cerveja de café.
Os pratos são muito bem servidos, então dá para a família toda, mas se sobrar pode levar para casa.
Eles não aceitam cartão, apenas dinheiro ou cheque.
Lojinha
A fazenda também possui uma lojinha que vende o café cultivados por eles e produtos feitos com o café, além de cachaças, vinhos e outros produtos. Também só aceita dinheiro ou cheque.
Nos sigam nas redes sociais:
Instagram: @travejante
Loja online: Travejante Store
Instagram da loja: @travejantestore
Facebook: Travejante
Pinterest: Travejante
Twitter: @amandamique
O que achou desse passeio cultural, histórico e gastronômico na Fazenda Nossa Senhora Conceição? Vá conhecer e compartilhe com seus amigos nas redes sociais e WhatsApp!