Logo
O que é blog e como funciona: confira dicas para criar um blog de viagem
25 fev 2021

O que é blog e como funciona: confira dicas para criar um blog de viagem

Post by Ariane Costa

Você está pesquisando como montar um blog? Então, seja bem-vindo (a) ao nosso post de hoje, pois o assunto aqui é esse mesmo!

Nesta leitura, você vai encontrar o que é um blog e como funciona, e ainda dicas de como ter um blog de viagem. Para saber tudo isso é só acompanhar até o final. Vamos nessa?

Afinal, o que é blog e como funciona?

Blog é uma plataforma web na qual é possível compartilhar os mais variados assuntos, como um diário online, por exemplo.

Para isso, o post de um blog pode ser compartilhado em formato de texto, contendo imagens, vídeos, infográficos, áudios e até mesmo apresentações em slides. Além do mais, dentro desses formatos também são usados diferentes tipos de posts como listas, tutoriais, conteúdo educativo, novidades, estatísticas e estudos de caso.

Um blog funciona como um site e possui as suas sessões separadas por temas, como aqui no Travejante em que tem “Viagem”, “Gastronomia”, “Lifestyle” e “Dicas de Blog”; além das informações para contato.

Como criar um blog de viagem?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um blog, vamos entender como criar um. Aliás, está é uma tarefa mais simples do que parece, veja só o passo a passo abaixo:

1 – Como vai se chamar o blog?

O primeiro passo é escolher um nome criativo e que tenha a ver com a proposta do seu blog de viagem. Procure se diferenciar dos demais e opte por nomes curtos e fáceis de decorar.

Feito isso, é preciso registrar o domínio. Para esta etapa, existem diversas plataformas que oferecem esse tipo de serviço e você pode optar pela que mais lhe agradar.

2. Escolha uma plataforma

O WordPress é uma das principais plataformas para quem quer montar um blog. Sendo assim, você precisa escolher entre os temas o que mais combinar com a sua proposta. Além disso, são muitas opções gratuitas.

Depois, também é preciso decidir qual será o serviço de hospedagem, se gratuito ou pago. No caso de optar pela opção de graça, o domínio ficará assim: “seublog.wordpress.com”, e as opções de suporte ficam mais limitadas.

Por isso, vale a pena uma boa pesquisa entre provedores e ver o que mais se encaixa nas suas condições de blogueiro (a) de viagem iniciante.

3. Defina o designer do seu blog de viagem

A identidade visual também é muito importante. Por isso, você deve criar ou comprar um design para o seu blog de viagem.

Para este caso, existem diversos templates gratuitos que podem ser personalizados. O Canvas, por exemplo, é uma das melhores opções e pode ajudar muito, principalmente no começo.

4. Conte suas histórias

Por fim, escreva sobre as suas viagens. Crie artigos com dicas de roteiros, curiosidades de um determinado local, conte sobre suas experiências, etc. Produza conteúdos de valor, que seja interessante para o seu público e entregue a eles informações relevantes.

Não deixe de lado a sua personalidade, pois ela é o toque especial que irá criar relações ainda mais afetivas com os seus seguidores. Com tantos blogs de viagem na web, o que o seu pode ter de diferente?

Vale lembrar da importância de ter um cronograma de conteúdo organizado. Nada de escrever um dia e voltar depois de meses sem postar nada, porque essa é uma prática ruim para o crescimento do blog.

Portanto, faça uma lista de planejamento de pautas com os assuntos que você quer abordar, pense na periodicidade em que terão posts novos e assim por diante.

Conforme o seu blog de viagem for crescendo e a sua experiência também, você vai melhorando os pontos que precisam e assim, alcançando cada vez mais pessoas com suas histórias.

E então, gostou do nosso post sobre o que é um blog e como montar um? Deixe nos comentários se ficou alguma dúvida.

Aproveite também para se inspirar nos nossos conteúdos sobre viagem e gastronomia, como os lugares baratos para viajar no Brasil e restaurantes para visitar em 2021.

Imagem de destaque by Thought Catalog on Unsplash

Tags: ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR