Logo
Coisas que você não pode deixar de fazer em Tromso, na Noruega
28 ago 2022

Coisas que você não pode deixar de fazer em Tromso, na Noruega

Post by Travejante

Nesse post vamos falar um pouco sobre esse destino incomum, ou desconhecido chamado Tromso, para muitos brasileiros. Uma ótima opção para quem busca por uma viagem “fora da caixa”, acompanhe:

Onde fica Tromso?

Você já sabe que Tromso fica na Noruega, mas talvez seja interessante saber que se trata da maior cidade do norte da Noruega, e de acordo com pesquisa realizada em 2017, conta com 64.448 habitantes com uma área territorial de 13,48 km².

Ainda, a cidade está localizada no lado leste da ilha de Tromsøya sendo considerada sede da comuna de Tromsø.

Por onde começar o passeio?

Veja os principais pontos turísticos e passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer quando estiver acima do Círculo Polar Ártico, em Tromso. A seguir:

Arctic Cathedral

Nossa primeira indicação é a Arctic Cathedral, que você precisa conhecer! 

Com um design bastante despojado e moderno, a catedral do ártico tem capacidade para 600 pessoas, foi inaugurada no ano de 1965. 

A igreja tem estilo de arquitetura moderna, e é paroquial da Igreja da Noruega no município de Tromso. Para visitar, basta se deslocar até o vale Tromsdalen, no lado leste da cidade de Tromso, onde está localizada.

Tromso na Noruega Travejante

Biblioteca Pública de Tromsø

Ainda para os amantes de arte, cidade, cultura e história, nós recomendamos conhecer a Biblioteca Pública de Tromsø.

O prédio principal da biblioteca pública de Tromso está localizada em Fokuskvartalet, no centro da cidade e é praticamente um cartão postal de Tromso devido ao projeto de arquitetura ousado e moderno que chama bastante a atenção.

O ponto de encontro foi aberto em 2005, com projeto de Kjell Beite (arquiteto norueguês) e o espaço conta com aproximadamente 3500 m², sendo que o acervo de livros da biblioteca preenche cerca de 04 (quatro) andares do edifício. A biblioteca “modelo” foi nomeada em 2008 para receber o prêmio de “Biblioteca do ano” na Noruega .

Estátua do rei Haakon VII

Nascido como príncipe Carlos da Dinamarca, o rei Haakon VII foi o Rei da Noruega de 1905 até sua morte aos 85 anos, em 1957. 

A figura histórica foi o primeiro monarca após a dissolução da união pessoal com a Suécia e seu reinado é símbolo de respeito, afeição e resistência considerando que Hakoon VII teve um papel importante na união do povo norueguês em resistência a invasão nazista e à ocupação de cinco anos na Segunda Guerra Mundial. 

A estátua em homenagem ao monarca pode ser visitada em Tromso, junto à residência real. 

Tromso na Noruega Travejante

Our Lady Catholic Church

Outra opção de paradinha estratégica é a Igreja de Nossa Senhora, a catedral católica da cidade e também a menor se tratando de espaço, já que foi inaugurada no ano de 1861. Vale a pena conhecer essa igreja vintage que é super charmosa e aconchegante, toda realizada em madeira!

Para os amantes de arquitetura, é válido visitar ambas as igrejas Our Lady Catholic Church e Arctic Cathedral numa tacada só! É um passeio super rápido (cerca de 2-3km), assim você conseguirá sentir na pele a diferença dos estilos arquitetônicos, evolução e ter um impacto maior no contraste entre uma obra super antiga quando comparada a outra bastante moderna. 

Tromsø Cathedral

Para encerrar o roteiro histórico e cultural, trouxemos nada mais nada menos que a Catedral de Tromso: é uma catedral luterana localizada bem no centro da cidade e que foi inaugurada no ano de 1861.

Ela foi projetada em estilo neogótico por Christian Grosch e remete ao formato de uma cruz. Assim como a catedral católica, a igreja luterana também foi construída em madeira. 

Ølhallen Brewpub

O pub, que é também uma cervejaria, é apenas o point mais antigo de Tromso! Desde 1928 quando abriu até hoje é um verdadeiro ponto de encontro na cidade que conta com mais de 100 tipos de cerveja diferentes no portfólio.

Além de pub, o espaço ainda oferece tour guiado, degustação e curso para fabricação de cervejas! Consulte os valores e horários disponíveis no site.

Passeios ao ar livre

Se você é fã de passeios naturais e de viver experiências em meio à natureza, esse é o seu momento, confira algumas dicas imperdíveis que podem ser feitas num roteiro à parte ou até intercaladas com os passeios mais culturais e históricos: 

Tromso na Noruega Travejante

Passeio de barco

Algo incrível em Tromso é que existe uma temporada em que podemos observar baleias em alto mar e a melhor época para agendar um passeio como esse é entre os meses de novembro a fevereiro, quando podemos encontrar tanto orcas, quanto baleias jubarte.

No momento da compra dos ingressos é importante lembrar que o “show” não é garantido, justamente por se tratar de animais selvagens soltos na natureza… É preciso ter paciência e contar com a sorte, apesar de a época indicada ser propícia para o aparecimento desses animais fantásticos. 

Tromso na Noruega Travejante

Passeio de trenó 

Você já deve ter visto por aí alguma foto de passeios com trenó na neve, né? A má notícia é que no Brasil nós não conseguimos viver experiências como essa, já a boa notícia é que em Tromso, na Noruega, é possível!

Tromso na Noruega Travejante

O valor do passeio varia a partir de aproximadamente 135 euros por pessoa e é uma ótima forma de conhecer as montanhas aproveitando o frio desta região, o qual é tão diferente do nosso. 

Tromso na Noruega Travejante

Aurora Boreal 

Tromso é conhecida como a capital mundial da aurora boreal! Por conta disso, a cidade recebe muitos turistas em busca de presenciar esse fenômeno natural.

A temporada para observar a aurora boreal vai de setembro a abril e recomendamos sempre reservar alguns dias de pernoite no local para aumentar as chances de conseguir ver o espetáculo das luzes. 

Tromso na Noruega Travejante

Gostou das dicas e quer saber mais da Noruega? Conheça Oslo e encante-se ainda mais por esse país cheio de aventuras e experiências diversas.

Tags: , ,
Travejante
Jornalista de profissão, viajante por paixão. Além de viver planejando o que vou fazer amanhã, vivo à procura de novos lugares e sabores que possam me surpreender. Por isso, o Travejante dá as melhores dicas sobre viagens, gastronomia e lifestyle. Vem comigo!

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR