Logo
Turismo em Lille: 7 pontos turísticos para visitar no norte da França
30 jul 2019

Turismo em Lille: 7 pontos turísticos para visitar no norte da França

Post by Aline Miquelino

Perto da Bélgica, Inglaterra, entre outros países da Europa, fica Lille — uma cidade do norte da França. Nós do Travejante pedimos para a @alineinlille contar os lugares para fazer turismo em Lille. Quer saber quais são? Leia matéria até o final!

7 pontos turísticos para visitar no norte da França

Selecionei os lugares mais legais para fazer turismo em Lille, na França. Agora você terá ótimos motivos para colocar essa cidade francesa na sua rota de viagem pela Europa. Vamos lá!

1. Porte de Paris Lille

turismo em Lille na França

O Porte de Paris, também conhecido como Porte des Sèvres, é um portão da cidade da cidade de Lille reconstruída no final do século 17 em arco triunfal para celebrar as vitórias de Luís XIV. Ela é considerada como uma obra-prima da arte militar e classificada como monumento histórico de 1875.

Endereço: Place Simon Vollant, 59800 Lille

2. Prefeitura de Lille (Beffroi de Lille – Marie de Lille)

turismo em Lille na França

Pertinho da Porte de Paris, tem a Prefeitura de Lille. A Prefeitura foi construída entre 1924 e 1932 pelo arquiteto Emile Dubuisson, que se inspirou na tradição flamenga com suas casas com frontões triangulares, utilizando um material decididamente moderno: concreto armado.

O interior tem um grande lobby de 107 metros de comprimento, pontuado por duas fileiras de pilares com motivos florais. Uma coleção excepcional de obras de arte contemporânea adorna escadarias, corredores e salas municipais. O afresco mais espetacular é o do islandês Erro, que conta em quadrinhos a história da cidade.

Símbolo de liberdade das cidades do Norte, seu campanário de 104m de altura é classificado em herança mundial da UNESCO. Na sua base estão esculpidos os dois gigantes fundadores da cidade: Lyéréric e Phinaert.

Endereço: Place Augustin Laurent,

3. Grand Place Charle de Gaule

turismo em Lille na França

A Place du General-de-Gaulle é um espaço público urbano do município de Lille, no departamento francês do Norte, na região de Hauts-de-France. A praça é um grande local com um aspecto completamente mineral que pode ser encontrado em muitas cidades da antiga Holanda.

Endereço: Place Charle de Gaule, Lille-FR (Metrô Rihour linha amarela).

4. Colonne de la Déesse

turismo em Lille na França

No meio da praça Charle de Gaule fica o monumento Colonne de la Déesse, que é um memorial, inaugurado em 8 de outubro de 1845, no centro da Grand’Place de Lille, hoje lugar do General-de-Gaulle, no departamento francês do Norte na região de Hauts-de-France.

Endereço: Place Charle de Gaule, Lille-FR (Metrô Rihour linha amarela).

5. Chambre de commerce de Lille

turismo em Lille na França

Projetado pelo arquiteto Louis-Marie Cordonnier, a Câmara de Comércio e Indústria pretendia substituir a antiga Bolsa de Valores, que se tornara pequena demais. Inaugurado em 1921, é construído em estilo neo-regionalista, inspirado na arquitetura flamenga dos séculos XVII e XVIII, utilizando materiais modernos.

Seu beffroi, de 76 metros de altura, tem um carrilhão de 25 sinos, de onde vem a música de P’tit Quinquin, tocada todos os dias. No interior, a majestosa cúpula do grande salão, as decorações pintadas e os vitrais glorificam a história e o desenvolvimento do comércio e da indústria regional de Lille.

Endereço: Place du Théâtre, Lille-FR (Métro : linha 1 – estação Rihour)

 6. Vieux-Lille

turismo em Lille na França

Vieux-Lille é um bairro ao norte de Lille. É o bairro mais rico em edifícios anteriores ao século XIX. Ainda mantém muitas ruas pavimentadas e alguns vestígios dos canais que cruzaram a cidade nos séculos passados.

Notavelmente restaurada, a Vieux-Lille seduz com sua arquitetura extravagante. Suas fachadas de cores suaves e ousadas destacam a exuberância e a profusão da decoração. Vale a pena caminhar para apreciar a mistura de tijolos e pedras.

Endereço: Vieux-Lille-FR

7. Stade Pierre Mauroy

turismo em Lille na França

Este estádio, arena multifuncional de 50,083 assentos no teto móvel retrátil 100% (único na França), inaugurada com a primeira partida do time LOSC de Lille em 17 ago 2012 contra o AS Nancy-Lorraine, foi concebido com o desejo de otimizar a qualidade do show e para acomodar nas melhores partidas do LOSC como as competições de maior prestígio, tais como a EURO 2016 e também concertos de músicas.

Endereço: 261 Boulevard de Tournai, 59650 Villeneuve-d’Ascq

Obrigada pela visita! Nos sigam nas redes sociais:

Instagram: @travejante

Loja online: Travejante Store

Instagram da loja: @travejantestore

Instagram da Aline: @alineinlille

Facebook: Travejante

Twitter: @amandamique

O que achou das dicas de turismo em Lille, na França? Conte nos comentários! Vamos adorar saber sua opinião.

Tags: , , , , , , ,
Avatar
Advogada, ama ler e escrever. Por isso veio parar aqui no Blog de sua irmã gêmea, para compartilhar o amor que elas têm em comum: viajar. De Jacareí, mas já morou 7 anos em São Paulo. Agora, vive em Lille, cidade do Norte da França — onde estuda francês e vive planejando viagens. Quer conhecer o mundo lendo, viajando e escrevendo. Ça Marche!

1 comentário

Leave a Comment