Logo
Passo a Passo de como tirar passaporte para viajar pelo mundo
20 jul 2021

Passo a Passo de como tirar passaporte para viajar pelo mundo

Post by Ariane Costa

A primeira viagem internacional é um marco na vida de qualquer viajante. Afinal de contas, quem não sonha em conhecer o mundo ou boa parte dele, não é mesmo? Mas essa jornada começa bem antes de comprar as passagens de avião. Isso porque o primeiro passo dela surge com a dúvida sobre como tirar passaporte. 

Mesmo que países do Mercosul não exijam passaporte, como a Argentina, por exemplo, é interessante ter o documento. Assim, você garante mais carimbos para preencher as páginas em branco.

Por isso, no nosso post de hoje trouxemos todas as etapas para você saber como tirar passaporte brasileiro e viajar ainda mais. Confira!

Como tirar passaporte em 5 passos

O passaporte é emitido pela Polícia Federal, e para tirar o seu é bem simples e fácil. Isso porque boa parte do processo é feita online.

Você apenas deverá comparecer a um posto da PF duas vezes: para colher as digitais e tirar uma foto, e depois para retirar o documento.

Veja abaixo tudo o que você precisa fazer:

1.   Preencha o formulário de solicitação

O primeiro passo para tirar o passaporte é preencher o formulário de nova solicitação no site da Polícia Federal. Esse formulário possui quatro etapas simples, nas quais você deve informar seus dados pessoais, documentos, dados complementares e revisar todo o preenchimento.

Após a confirmação, será gerado um protocolo com a sua solicitação e o boleto GRU (Guia de Recolhimento da União).

Como tirar passaporte página de solicitação


2.   Pague a taxa de emissão do passaporte

Agora é a hora de pagar a taxa para emitir o passaporte, ou seja, o boleto de Guia de Recolhimento da União. Atualmente, seu valor é de R$ 257,25.

Você só poderá seguir para os outros passos, após a confirmação do pagamento. Isso porque o sistema libera o acesso para agendamento no dia seguinte ao pagamento.

3.   Agende o atendimento no posto da Polícia Federal

Depois do pagamento da taxa ser compensado, o terceiro passo de como tirar passaporte é fazer o Agendamento de Atendimento, novamente no site da PF. Se você estiver fazendo o processo com mais alguém, é possível agendar para todos.

Para agendar você deve informar o CPF, número de protocolo da solicitação de passaporte e a sua data de nascimento. Ao prosseguir, o sistema informará as cidades e postos disponíveis, assim como os dias e horários para agendamento.

Se puder, uma boa dica é optar por postos localizados dentro de shoppings. Isso porque estes geralmente são menos concorridos do que os que ficam em aeroportos, por exemplo.

Como tirar passaporte página de agendamento de atendimento


4.   Compareça ao posto da Polícia Federal

Chegou o dia agendado? Então, você deve comparecer ao posto da Polícia Federal escolhido, portando a documentação abaixo:

  • Documento de Identidade: pode ser RG, CNH, carteira de trabalho ou o passaporte anterior;
  • CPF: caso o número do CPF conste em outro documento, como RG, por exemplo, não é necessário levar o original;
  • Certidão de casamento: apenas em casos de mudança de sobrenome;
  • Passaporte antigo: caso esteja tirando o segundo passaporte, é necessário levar o anterior (comum ou de emergência), pois se ele não for apresentado, será cobrada uma taxa em dobro.

A consulta de serviço militar e quitação eleitoral é feita pelo próprio atendente. Por isso, não é necessário levar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. Contudo, é importante conferir a sua situação no site do TSE e do Exército.

No caso de crianças menores de 5 anos, os responsáveis devem levá-la ao atendimento e apresentar uma foto facial recente, tamanho 5×7, colorida e com fundo branco. Já para maiores de 5 anos, a foto é tirada pelo atendente no posto da PF.

A Polícia Federal recomenda chegar ao posto com 15 minutos de antecedência da hora agendada. No atendimento será feita a confirmação dos seus dados, a coleta das suas impressões digitais e assinatura, além da sua foto. Após isso, você receberá um protocolo com a data estimada de quando o passaporte ficará pronto para entrega.

5.   Retire o passaporte

Por fim, quando o seu passaporte ficar pronto, é só retirá-lo no posto, mediante apresentação de documento de identidade original.

Vale lembrar que a entrega é feita apenas para o titular. No caso de menores de idade, devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos, e caso não seja retirado em até 90 dias, pode ser cancelado.

Agora que você já sabe como tirar passaporte, para qual país estrangeiro gostaria de viajar primeiro? Que tal se inspirar nesses roteiros pela França, Espanha e Inglaterra?

Tags: , ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR