Logo
Como ser blogueira de viagem? Confira nossas 9 dicas
29 abr 2021

Como ser blogueira de viagem? Confira nossas 9 dicas

Post by Ariane Costa

Você deseja ser uma blogueira de viagem, mas não sabe por onde começar? Então, seja bem-vinda ao Travejante!

No post de hoje iremos te ajudar com dicas de como transformar a sua paixão por novos destinos em um blog e/ou rede social, que pode ser um hobby ou até mesmo sua profissão. Confira!


9 dicas para se tornar uma blogueira de viagem

1- Escolha um bom nome

Primeiramente você precisa escolher o nome do seu projeto. É importante que tenha ligação com a proposta de trazer temas sobre viagens.

O Travejante, por exemplo, surgiu da união das palavras travel + viajante.

Então, solte a sua imaginação e pense em algo que tenha a ver com você e tudo o que você deseja para o futuro como blogueira de viagem.

2- Faça um blog e/ou um perfil nas redes sociais

Depois é hora de se perguntar que tipo de conteúdo gostaria de produzir. Artigos para blog? Posts em redes sociais? Vídeos para o YouTube? Ou quem sabe o pacote completo?

A partir de então, com essa resposta você deve criar o blog, os perfis e o canal (se optar por produzir em todos, ou foque no que escolher).

Cada plataforma tem suas particularidades e, por isso é fundamental estudar e entender sobre aquela em que você irá trabalhar.

No caso, ao criar um blog de viagem é preciso conhecer o WordPress que é a principal plataforma gratuita, saber sobre marketing de conteúdo e como usar SEO. Além disso, contar com a ajuda de um profissional de TI para desenvolvê-lo pode ser uma boa ideia.

Os nossos artigos sobre como criar um blog, e como escrever para blog podem te ajudar bastante nessa etapa.

Já nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, você deve compartilhar suas melhores fotos, trazer assuntos mais breves e interagir com o seu público.

Por outro lado, produzir vídeos para o YouTube com boa qualidade, exige equipamentos adequados e conhecimentos em edição.

De modo geral, seja qual for a sua escolha para produzir como blogueira de viagem, é fundamental manter-se sempre atualizada sobre o mercado de turismo, as últimas tendências e levar conteúdos relevantes ao seu público.

3- Escolha o seu nicho

Viagem é um tema bastante abrangente, então você pode falar um pouco sobre tudo que tenha relação, ou escolher um nicho.

Ter um nicho nada mais é do que falar sobre um tema específico como, por exemplo, viagens em São Paulo, viagens no Brasil, viagens na Europa. Essa pode ser uma boa opção para se diferenciar como especialista.

4- Planeje suas viagens

Uma das melhores partes, com certeza, é a de coletar material para produzir. E como uma blogueira de viagem faz isso? Viajando, é claro!

Portanto, planeja as suas viagens, e durante elas registre tudo o que for relevante para apresentar nos seus conteúdos. Tire boas fotos, faça vídeos curtos, guarde os preços, nomes de empresas e restaurantes que você frequentar, por exemplo.

Compartilhe todas as suas experiências, tanto boas, quanto ruins, porque podem ser muito úteis para outras pessoas que desejam ir para o mesmo destino.

5- Crie conexão com o seu público

Ser você mesma é a melhor forma de criar conexão com o seu público. Seja na sua forma de escrever, nas suas poses nas fotos, no jeito como você conta as suas histórias.

As pessoas irão te seguir e acompanhar o seu trabalho não só pelos assuntos que você abordará, mas também porque gostam de como você os trata.

Lembre-se de não se comparar ou tentar ser igual a ninguém, seja uma blogueira de viagem única!

6- Divulgue o seu trabalho

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar da importância da divulgação.

Fez um post novo no seu blog? Compartilhe nas redes sociais convidando seus seguidores para ler.

Fez uma nova postagem no seu perfil de blogueira de viagem? Então, compartilhe o post no seu perfil pessoal também.

Dessa forma, você pode alcançar mais pessoas, inclusive quem ainda não conhece o seu trabalho.

7- Entre para a Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV)

Caso você crie um blog e quer deixá-lo mais profissional, entrar para a ABBV pode ser uma boa ideia.

Existe uma série de benefícios ao associar-se, e você pode conferir todos aqui.

8- Acompanhe seus resultados

Para saber como os seus esforços estão indo é preciso acompanhar os resultados dos seus conteúdos e estratégias. E novamente, é preciso estudar e aprender bastante como, por exemplo, sobre Google Analytics, e outras plataformas que te ajudem a mensurar seu desempenho.

Esse ponto é importante também para montar seu mídia kit e usá-lo na prospecção de parcerias.

9- Faça parcerias

Por fim, mas não menos importante, faça boas parcerias. Escolha marcas que tenham a ver com você e o seu blog, e que gere resultados para ambos os lados.

O Travejante, por exemplo, já trabalhou com a Porto Seguro Viagem, com o Ski Mountain Park, com a Hamburgueria Vassoura Quebrada, entre outras empresas.

E então, está pronta para começar a ser uma blogueira de viagem? Conhece alguém que gostaria de receber essas dicas? Compartilhe o nosso post com ela!

Imagem de destaque de Jan Vašek por Pixabay 

Tags: , ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR