Logo
Como conhecer a região de Champagne na França
29 dez 2020

Como conhecer a região de Champagne na França

Post by Ariane Costa
Facebook
Facebook
INSTAGRAM

Localizada a apenas 145 km de Paris, a região de Champagne, na França, atrai muitos turistas. Afinal de contas, além de belíssimas paisagens, são naquelas terras que o verdadeiro vinho espumante é produzido.

Este passeio pode ser feito em um bate volta desde a Cidade Luz. Mas se você quiser conhecer os vilarejos ao redor e apreciar cada momento com calma, também vale a pena dedicar mais tempo da sua viagem por lá.

Em Champagne, na França, é possível visitar as surpreendentes caves das produtoras e também os vinhedos. Sem dúvidas, é uma experiência de viagem inesquecível, ainda mais para quem ama um bom vinho.

Então, se você quer incluir essa viagem curta no seu roteiro por Paris, acompanhe a leitura.

O verdadeiro champagne

Primeiramente, você sabe por que a o verdadeiro champagne só é produzido nesta região específica da França, e qualquer outro espumante no mundo não pode levar este nome?

Bom, o motivo é o efeito terroir, que abrange o solo, condições geográficas, climáticas e culturais, além de regras para o cultivo da uva e para a produção. Sendo assim, as bebidas produzidas em Champagne, na França, são únicas.

Existe até mesmo um comitê de produtores de champagne que entra na justiça ao redor do mundo, com quem usa indevidamente o nome da bebida. Seu lema é: “Il n’est Champagne que de la Champagne”, ou seja, “Não é champagne, se não vem de Champagne”.

Bate-volta de Paris a Reims: como ir?

Reims é a capital da região de Champagne, na França. Também é a cidade mais explorada pelos turistas que vão até lá para provar o verdadeiro champagne direto da fonte.

A distância de Paris até Reims é de apenas 145 minutos. Este trajeto leva, aproximadamente, 2 horas de carro. Mas se preferir uma opção mais rápida, o trem de alta velocidade chega em torno de 45 minutos.

Cada uma das opções tem suas vantagens. Ir de carro, por exemplo, pode ser um pouco mais demorado, mas te dá liberdade para fazer paradas no caminho para apreciar a paisagem e tirar lindas fotos.

Quanto a Reims, confira as dicas de roteiro de um dia na cidade do champagne, para você aproveitar ao máximo esse passeio.

Como visitar as caves de champagne de Reims?

Existem diversas casas de champagne para visitar no nordeste da França, das grandes às pequenas produtoras. Entre elas, a Domaine Pommery está entre os destaques, pois é uma das maiores e mais tradicionais.

A sede da Domaine Pommery fica em um palácio do século XIX de encher os olhos. A visita é feita com um guia que conta a história da marca e explica sobre as impressionantes caves. E este é o ponto alto do tour! Afinal, estamos falando de cavernas com 18 Km, a 30 metros de profundidade, que abrigam milhares de garrafas de champagne.

Lá embaixo, além de ser mais escuro, a temperatura de 10°, ideal para as bebidas, é constante. Sendo assim, não esqueça o casaco!

Depois de conhecer sobre o processo de produção, vem uma das melhores partes: a degustação, é claro! O momento em que você vai provar o verdadeiro champagne, estando mesmo em Champagne, na França.

Vinhedos em Reims

Uma outra atração na região de Champagne são as plantações de uva. As paisagens cheias de videiras são belíssimas e rendem fotos incríveis.

É possível conhecer os vinhedos com guia, mas se preferir, também é permitido ir de carro e visitar por conta própria.

Vale lembrar que as videiras não ficam cheias e verdes o ano todo. Então, alinhe suas expectativas de acordo com a época em que você for viajar.

E então, o que acha de incluir o passeio quando for em uma viagem para Paris? Mande este post para quem você sabe que vai adorar a ideia. E me conta, você já tomou champagne direto de Champagne, na França?

Tags: , , ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR