Logo
Roteiro de viagem para Monte Saint-Michel: veja aqui!
17 abr 2022

Roteiro de viagem para Monte Saint-Michel: veja aqui!

Post by Amanda Miquelino

Conhecer o Monte Saint-Michel é o desejo de grande parte das pessoas que estão em viagem na França. O local é um destino verdadeiramente cinematográfico, repleto de história em cada uma de suas ruas. Confira neste conteúdo, um pequeno roteiro para ter as melhores experiências na sua viagem. 

Conheça o Monte Saint-Michel

O Monte Saint-Michel está na lista dos lugares mais visitados na França. Formado por uma pequena ilha próxima à costa da Normandia, o seu isolamento depende das marés, que podem variar aproximadamente 15 metros. 

Este vilarejo medieval fica a 350 km de Paris, e com cerca de apenas 30 a 40 habitantes, recebe todos os anos milhares de turistas. Seja por conta da bela Abadia ou pelos seus outros encantos, é uma visita imperdível para quem está na França. 

Monte Saint-Michel Travejante

Uma breve história sobre o Monte 

Antes, o local recebia o nome de monte Tombe, até que o bispo Aubert de Avranches teve em sonho um pedido do arcanjo São Miguel para a construção da igreja. Então, em 966 o local começou a ser construído sob as ordens do duque da Normandia Ricardo I. 

Já durante a Guerra dos Cem Anos (1337 a 1453), o Saint-Michel, como passou a ser chamado, tornou-se um dos poucos locais “impenetráveis” na época, sendo então um símbolo da resistência francesa sob os ingleses. 

Um pouco depois, já em 1622 a Abadia também desenvolveu o papel de prisão, tanto que em 1811 houve um Decreto que a transformou oficialmente em um reformatório para prisioneiros políticos e comuns. Isso só terminou em 1863.

Então, em 1874 a Abadia ganhou o seu devido reconhecimento, e junto com a sua reforma, também foi classificada como um monumento histórico nacional. Em 1979, entrou também para a classificação de patrimônio da Unesco

Monte Saint-Michel Travejante

Opções de locomoção para o Monte Saint-Michel

A primeira opção é de transporte público. De Paris, você deve pegar um trem para Pontorson ou então, Rennes, e fazer a transferência para um ônibus específico que vai até o Monte Saint-Michel, gratuitamente. Esse trajeto leva cerca de 2 horas e meia a 3 horas

Outra opção é ir de carro e estacionar em La Bas Pays, Beauvoir, que fica na costa da Normandia. De lá, também pegar o ônibus para ir até o início da ilha, atravessando as partes alagadas pela ponte de madeira. 

Monte Saint-Michel Travejante

Abadia do Monte Saint-Michel 

Não há como discutir, todos os caminhos da ilha vão te levar para a Abadia. Por isso, se a rua principal (Grande Rue) estiver muito lotada, não tenha medo de se perder ao optar pelas ruas menores nas laterais.

Por dentro, são 22 salões com detalhes arquitetônicos diferentes. Por isso, não deixe de olhar com bastante atenção. O claustro é um ponto bem interessante, marcado por um jardim interno rodeado de colunas e corredores que dão acesso a outros locais como, por exemplo, o refeitório, a igreja, a cozinha, e o cartório. 

Os ingressos para visitar a Abadia podem ser comprados no local. Porém, em alta temporada as filas costumam ser grandes. Por isso, avalie a possibilidade dessas entradas estarem ou não incluídas no seu pacote de viagens. Pode ser que vá valer a pena no dia. 

Monte Saint-Michel Travejante

Igreja Paroquial em Monte Saint-Michel

É nesta igreja que a grande estátua do arcanjo São Miguel fica no topo de uma das torres. Datada do século XI, ela teve a sua restauração ainda no século XVI. A sua arquitetura impressiona, com várias colunas brancas guiando o seu caminho pelos corredores. 

O famoso omelete de La Mère Poulard no Monte

Provar o omelete no restaurante La Mère Poulard é uma das experiências mais interessantes na sua visita ao Monte Saint-Michel. Batidos manualmente, eles viram uma nuvem e criam um omelete bem diferente.

Mesmo sendo um omelete grande para 4 pessoas, o seu preço pode assustar alguns turistas, pois fica em torno de 30 a 40 euros. E como qualquer lugar em alta temporada, é bem provável que tenha uma grande fila de espera. 

Monte Saint-Michel Travejante

Outras iguarias gastronômicas da Grande Rue no Monte

A “vida” no Monte Saint-Michel gira em torno da Grande Rue, uma avenida que é o centro do local, com todas as lojas, restaurantes e barraquinhas com comida tradicional normanda e francesa. Entre as principais refeições você encontra:

  • sanduíches;
  • crepes;
  • bolachas amanteigadas;
  • caramelos salgados;
  • fast-food;
  • sopas.

Além disso, é na Grande Rue que você vai encontrar várias lojinhas com artigos para comprar. Existem até mesmo lojas com espadas que remetem ao período medieval do lugar e também, algumas pistolas antigas. 

Monte Saint-Michel Travejante

Dicas imperdíveis para visitar a ilha francesa 

A 1ª dica para visitar o Monte Saint-Michel é a seguinte: use roupas confortáveis. Afinal, você vai precisar caminhar bastante e subir e descer escadas. 

Se quer economizar, a primavera e o outono são as melhores épocas para visitar, pois o lugar é mais vazio e consequentemente, os preços são mais baixos.

Tags: , , , , ,
Amanda Miquelino
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com experiência em SEO, Marketing de Conteúdo e Instagram.

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR