Logo
Viajar de motorhome pela França: dicas, locais para visitar e mais!
24 abr 2022

Viajar de motorhome pela França: dicas, locais para visitar e mais!

Post by Amanda Miquelino

Provavelmente, alguma vez você já deve ter pensado em como seria viajar de motorhome. Afinal, é uma experiência totalmente diferente, que tem os seus encantos e uma dose de liberdade e aventura. 

Neste conteúdo, separamos alguns locais para você saber como é viajar de motorhome pela França, além de algumas dicas e locais para visitar. Confira: 

O que saber antes de viajar de motorhome pela França?

Antes de viajar de motorhome pelas principais atrações da França, é necessário entender como esse sistema funciona. Deste modo, você evita realizar algumas ações que podem te trazer qualquer problema. 

A primeira coisa é entender sobre a autonomia do motorhome que você alugou ou comprou. Em geral, ela é de 3 a 4 dias, o que significa que ele precisa parar para recarregar a água e fazer a drenagem aproximadamente 2 vezes por semana.

Posso parar e passar a noite em qualquer lugar?

Na França, existem cerca de 3.700 áreas de parada. Ou seja, entenda que você não pode parar o seu motorhome em qualquer lugar. Na maioria destas áreas, os campistas têm acesso à água potável, drenagem, depósito de lixo, duchas, entre outros. 

E claro, tudo isso tem um custo. Afinal, alguns oferecem até pontos de energia elétrica. Porém, os valores vão variar de acordo com a estrutura de cada local. Outra opção mais barata, é estacionar nos acampamentos. 

Eles também oferecem algumas opções em suas estruturas. Porém, em épocas de alta temporada, o ideal é que você faça reservas antecipadamente, pois eles ficam lotados com facilidade.

Existem, sim, locais gratuitos para se estacionar na França. Mas, eles são muito limitados. Saiba que é proibido estacionar, por exemplo, em margens, no campo de visão de algum monumento, perto de locais classificados, em jardins, perto de patrimônios entre outros. 

Por onde começar a viajar de motorhome pela França?

Após chegar e se estabelecer, o interessante é iniciar pelas visitas mais características e esperadas. Depois, se ainda tiver tempo na sua viagem, você pode conhecer outros lugares mais afastados. No entanto, de início você pode visitar os seguintes locais próximos do centro a pé:

  1. Champs Elysées: uma prestigiada avenida com cafés, restaurantes, lojas, entre outros. Com quase 2 km de extensão, ela vai do Arco do Triunfo até a Praça da Concórdia;
  2. Arco do Triunfo: inaugurado em 1836, ele foi construído a pedido de Napoleão Bonaparte para comemorar as vitórias de seu exército;
  3. Grand Palais e Petit Palais: são dois museus, um de frente para o outro. O interessante, é que o Petit Palais tem entrada gratuita; 
  4. Museu do Louvre: simplesmente o maior museu de arte do mundo. Se for, esteja ciente de reservar de duas a três horas, e não se frustre se não conseguir ver todas as obras. 
  5. Ponte Alexandre III: seguindo o caminho a pé, você atravessa essa famosa ponte que já foi cenário do filme “Meia noite em Paris”. E então, pode visitar os Invalides e a Dôme, caracterizada pela sua cúpula dourada. 
  6. Museu Rodin: como um dos melhores museus do país, uma parada para observar as esculturas do jardim e seu interior é indispensável. 
  7. Torre Eiffel: inevitável não ver de perto a construção destaque de Paris. Aprovei o extenso gramado do Campo de Marte para sentar e até fazer um piquenique. para subir na Torre, atente-se aos detalhes dos ingressos sobre o nível (são 3) e o modo de subida (escada ou elevador, por exemplo).

Vale dizer que algumas das estações de metrô que ficam perto dessas localizações mencionadas acima são a George V, Trocadero e Invalides. 

Outros locais para estender a sua viagem 

Agora, se você está realmente com mais tempo para desfrutar Paris, vale a pena pegar mais um tempinho de estrada. A primeira indicação é o Monte Saint Michel, uma ilha rochosa que abriga uma enorme abadia com mais de 300 anos, classificada como um Patrimônio Mundial da UNESCO.  

Lá, você pode aproveitar para parar o seu motorhome no Camping Homestay em Ferme Saint Michel. Esse é um restaurante localizado a 2 km do Monte, e você consegue o estacionamento gratuito caso faça uma refeição no local. 

Outro local interessante é o Castelo de Chambord, que também é um Patrimônio Mundial da UNESCO, destaque do Vale do Loire. A 180 km da capital, ele foi parte importante do movimento Renascentista na França, e sua arquitetura é resultado disso. 

International Camping Card e outras dicas

Ao viajar de motorhome para a França, juntar-se ao International Camping Card é uma ótima alternativa para sempre saber onde parar com o seu veículo em segurança

Além de oferecer muitos benefícios, ele ainda serve como carteira de identidade nos parques de campismo, e pode ser retirado direto pela internet.

Lembre-se também de sempre verificar as questões do seu seguro como, por exemplo, a sua área de cobertura para evitar decepções. 

Tags: , , , ,
Amanda Miquelino
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com experiência em SEO, Marketing de Conteúdo e Instagram.

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR