Logo
Lugares que foram cenários em O Gambito da Rainha, série da Netflix
18 nov 2020

Lugares que foram cenários em O Gambito da Rainha, série da Netflix

Post by Ariane Costa
Facebook
Facebook
INSTAGRAM

Lançada em outubro deste ano, a minissérie da Netflix “O Gambito da Rainha”, conquistou muitos fãs mundo afora, igualmente aqui no Brasil. A produção foi inspirada no romance homônimo de Water Tevis, de 1983. Sua trama, ambientada nos anos 60, conta a história de Elizabeth Harmon (Anya Taylor Joy), uma jovem campeã de xadrez.

Além disso, “O Gambito da Rainha” se passa em Lexington, Kentucky – EUA, e tem cenas em outras cidades. Mas a minissérie foi, predominantemente, filmada em Berlim, na Alemanha. Do mesmo modo, algumas poucas cenas foram gravadas em Ontário, no Canadá.

Por isso, se você gostou de maratonar a ascensão da Beth Harmon nos tabuleiros, com certeza também vai gostar de saber quais lugares foram cenários da minissérie. Então, acompanhe o nosso artigo e conheça as locações de “O Gambito da Rainha”.

 

Atenção! Este post contém spoiler.

 

O Gambito da Rainha: 10 Lugares que foram cenários na minissérie

 

1. Haus Cumberland

A primeira cena da série (que continua no 6° episódio) se passa em 1967. Nela, Beth se encontra com um de seus maiores adversários, em um hotel em Paris. Contudo, o local em questão é o Café Grosz, que fica no Haus Cumberland, em Berlim.

O edifício foi construído em 1911, e originalmente funcionou como um hotel. Atualmente, é um prédio comercial e residencial.

Endereço: Kurfürstendamm 194, im Haus Cumberland, 10707 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução/ Netflix

Imagem: Reprodução/ Instagram @kerminennoora

2. Meadowvale Road Bridge 

Após um trágico acidente em Kentucky, durante a sua infância, Beth fica órfã. No entanto, a cena em questão, foi filmada em uma ponte no Canadá.

Endereço: Meadowvale Rd, Scarborough, Ontário M1B 5W4, Canadá.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

3. Schloss Schulzendorf

Depois de perder sua mãe, Elizabeth é mandada para o Lar Methuen, um orfanato para meninas em Lexington. Mas o lugar é a mansão Schloss Schulzendorf, localizada nos arredores de Berlim.

Este casarão chamou a atenção dos produtores da minissérie, devido a sua torre de estilo renascentista, que remete à Europa medieval.

Endereço: Dorfstraße 15, 15732 Schulzendorf, Alemanha.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

Imagem: Reprodução/ Instagram @sascha_unger

4. Humana Secondhand & Vintage

Quando Beth e sua mãe adotiva saem para fazer compras, vimos a fachada da loja Ben Snyder. No entanto, esta é a parte exterior da loja Winners. O comércio fica no Front Street e Bercy Park, em Toronto, Canadá.

Por outro lado, o letreiro usado na minissérie, foi inspirado em uma foto de 1944, da verdadeira loja Ben Snyder de Lexington.

Imagem: Reprodução Netflix

 

Imagem: Reprodução Google Maps

Depois disso, as vimos no interior da loja, que foi filmado em Berlim, no brechó Humana Secondhand & Vintage.

Endereço: 3 Frankfurter Tor, Berlim. Alemanha.

Imagem: Reprodução Netflix

 

Imagem: Reprodução/ Instagram @humanasecondhand.de

5. Max Taut Schule

A escola Henry Clay realmente existe em Lexington – EUA. Contudo, em “O Gambito da Rainha”, o local usado para as cenas foi o Max Taut Schule. Este complexo educacional foi construído em 1927, e já foi considerado a maior escola alemã.

Endereço: Fischerstraße 36, 10317 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

Imagem: Reprodução/ Instagram @rotronix1

6. Rathaus Spandau e Meinstersaal

Durante o torneio de xadrez aberto em Cincnnati, Beth e sua mãe ficam hospedadas em um hotel. No entanto, o saguão que vimos elas chegarem é, na verdade, o Rathaus Spandau, prédio da prefeitura do município de Spandau.

Endereço: Spandau City Hall, 13597 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

Imagem: Reprodução

Posteriormente, quando aparecem os enxadristas jogando em uma sala com o teto de madeira, estamos realmente vendo a Meisterssal de Berlim. Um local histórico, destinado a concertos, eventos e festas privadas.

Sua fama mundial se deu entre os anos 70 e 90. Nesse meio tempo, o Hansa Tonstudio gravou no local com grandes nomes do rock, como David Bowie, U2, Bom Jovi, Iggy Pop, entre outros.

Endereço: Köthener Str. 38, 10963 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução

7. Messe Berlim

Na minissérie “O Gambito da Rainha”, o torneio de xadrez aberto disputado em Las Vegas é realizado no Hotel Mariposa. Mas o lugar usado para a filmagem foi o Messe Berlim, um complexo de exposições da década de 50.

Portanto, para caracterizar o local que fica no distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, como um lugar de LA – EUA, foram adicionadas palmeiras na entrada, digitalmente.

Endereço: 14055 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

Imagem: Reprodução

Além disso, a parte de dentro do hotel foi filmada no Palais am Funtturn, o maior salão de baile de Berlim.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

Imagem: Reprodução

8. Friedrichstadt-Palast

Quando chega no México, é no Aztec Palace Hotel que Beth encontra seus oponentes russos. No entanto, as cenas foram feitas no saguão do Friedrichstadt-Palast, em Mitte – Berlim. O local é famoso por apresentar espetáculos grandiosos.

Endereço: Friedrichstraße 107, 10117 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução/ Netflix

 

Imagem: Reprodução

9. Bärensaal im Alten Stadthaus

O torneio de xadrez de Moscou, também não saiu da Alemanha. Isto porque, ele aconteceu no Bear Hall, salão da antiga Prefeitura de Berlim, construído no século XX. Atualmente, o local é destinado a eventos, festas e casamentos.

Endereço: Klosterstraße 47, 10179 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução Netflix

Imagem: Reprodução 

 

10. Panorama Bar of Kino Internetional

Quando Beth aparece no restaurante do hotel em que está hospedada em Moscou, ela está, na verdade, no Panorama Bar do Kino International. O Kino é um cinema tradicional da década de 60, que conta com um espaço para refeições.

Endereço: Karl-Marx-Allee 33, 10178 Berlim, Alemanha.

Imagem: Reprodução Netflix

 

Imagem: Reprodução

Então, gostou de conhecer as locações de “O Gambito da Rainha”? Certamente, se você adorou a minissérie, vale a pena visitar esses lugares em uma viagem para Berlim ou para o Canadá.

Ah! E se você gosta de saber dos lugares que foram cenários de séries e filmes, veja também as locações de Emily em Paris, e os países que foram cenário em Game of Thrones.

Vale lembrar que, se você se interessou em ler o livro que inspirou a minissérie, mencionado no início do post, ele (ainda) não é vendido no Brasil. Apesar disso, é possível comprar a versão em inglês.

Por fim, confira o trailer da minissérie que deixou todo mundo com vontade de jogar xadrez!

 

Tags: , , ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR