Logo
O que é SEO e como usar no seu blog
27 jul 2021

O que é SEO e como usar no seu blog

Post by Ariane Costa

Você sabe o que é SEO? Conhecer essa estratégia de marketing digital é fundamental para ter um blog de viagem de sucesso.

Pensando nisso, hoje iremos te ajudar conhecer mais dessa técnica e melhorar o posicionamento do seu conteúdo no Google. Então, já se prepara para as anotações. Vamos lá?

Afinal, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, em português. Trata-se de um conjunto de estratégias de otimização de produção de conteúdo para web, que melhora o posicionamento dele nos resultados de busca.

Entre essas estratégias está o uso de palavras-chave. Isso porque quando decidimos pesquisar algo na internet, vamos diretamente em um site específico, ou digitamos aquilo que desejamos saber. Veja o exemplo da busca por “o que fazer em Igaratá”:

Página ranqueando em primeiro lugar no Google ao explicar o que é SEO

O blog Travejante aparece em primeiro lugar de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar anúncio para isso.

Como o Google é o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo, todos os milhares de conteúdos digitais disputam entre si para aparecerem na primeira página de resultados. Afinal de contas, quantas vezes você vai até a segunda página para encontrar o que deseja?

Assim sendo, conhecer o que é SEO e saber aplicar no seu blog é fundamental, pois você prova para o Google que tem a melhor resposta para quem está pesquisando.

Fatores de rankeamento para otimizar o seu conteúdo

Como dito acima, o SEO é um conjunto de estratégias. Agora, veja quais são as principais entre elas para aplicar no seu blog:

Conteúdo de qualidade

Os algoritmos que fazem o rankeamento no Google são bastante inteligentes, e eles conseguem identificar conteúdos bons e ruins. Por isso é importante investir em qualidade, para que mais pessoas acessem o seu blog, compartilhem seus artigos e também que outros endereços da web façam links para você.

Tamanho do conteúdo

Dependendo da dúvida que o usuário queira tirar, um conteúdo curto pode não ser útil. E esse também é um fator levado em consideração em SEO.

Não existe certo ou errado, mas sim a melhor resposta. Então, de acordo com a pergunta, o Google entrega o conteúdo mais adequado. De modo geral, artigos com menos de 500 palavras não ficam bem ranqueados.

Títulos

Dentro da página do seu blog irá aparecer o título interno, que pode ser maior (não tem limite de caracteres) e mais elaborado para chamar a atenção do público leitor. Já no resultado de busca irá aparecer o título SEO, que deve ter no máximo 55 caracteres, mas que também deve despertar a curiosidade. Ambos precisam ter a palavra-chave principal do conteúdo.

Além disso, ao longo dos artigos é preciso separar o assunto por hierarquia. Sendo assim, os conteúdos devem ter H2, H3, H4, etc., que são os subtítulos.

Conteúdo otimizado

O conteúdo otimizado é aquele que não repete a palavra-chave a ponto de deixá-lo mecanizado e chato de ler. Além disso, ele precisa ser escaneável, o que torna a leitura mais fluída.

Confira mais sobre otimização no nosso post sobre como escrever para blog.

URL amigável

Quando se escreve um post para blog, a plataforma, como o WordPress, por exemplo, cria uma URL automática. Contudo, é importante deixar a URL amigável, ou seja, curta e com a palavra-chave.

Assim, apenas com o link o leitor já identifica do que se trata o assunto publicado.

Palavras-chave

O uso das palavras-chave ou keywords também é fundamental para conseguir um bom rankeamento. Não tem como aprender o que é SEO, sem passar por esta etapa.

Como dito mais acima, as palavras-chave são os termos usados nas buscas por determinados assuntos. Assim, ao usá-los nos seus conteúdos, o Google pode entregar os seus artigos como a melhor resposta.

Cursos de SEO para aprender mais!

Agora que você já sabe o que é SEO, veja alguns cursos para se aprofundar no assunto:

Acompanhe também o perfil Redatora SEO no Instagram para receber dicas que irão te ajudar muito!

Gostou de conhecer mais sobre SEO? Veja também dicas de como ser blogueira de viagem.



*Imagem de Firmbee por Pixabay

Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR