Logo
Viagem para o Pantanal: guia completo!
31 mar 2022

Viagem para o Pantanal: guia completo!

Post by Amanda Miquelino

Se você é fã de ecoturismo, uma viagem para o Pantanal vai ser uma experiência satisfatória. Afinal, a fauna e a flora são riquíssimas, e oferecem belezas naturais únicas como uma das maiores planícies alagadas de todo o mundo. 

Neste artigo, separamos as principais informações sobre o Pantanal, como chegar lá e algumas dicas para a sua viagem. Confira logo abaixo:

Como começar a minha viagem para o Pantanal?

Existem duas principais formas de começar a sua viagem para o Pantanal. A primeira, é de avião através de Cuiabá, e assim que desembarcar, ir de carro até o município de Poconé, que fica a aproximadamente 100 km de Mato Grosso, capital. 

Já a segunda forma é pelo Mato Grosso do Sul. Para isso, o desembarque deve ser feito em Campo Grande, e então, ir até o município de Corumbá. 

Caso opte pelo trajeto de ônibus, da rodoviária saem ônibus para Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres, e as viagens duram cerca de 3 à 5 horas. 

Ir de viagem para o Pantanal Norte ou Sul? 

Dependendo do que você mais quer fazer na sua viagem para o Pantanal, o Norte ou o Sul vão ser mais ou menos recomendados. O Pantanal Norte, por exemplo, é perfeito para quem quer conhecer mais da cultura, danças, animais aquáticos e pesca. 

Agora, se o seu desejo é fazer canoagem e conhecer os animais selvagens de perto, a região Sul do Pantanal é a ideal. Mas, saiba que independente da região que escolher, existem várias atividades, dando sempre muitas opções do que fazer. 

Pantanal: principais atrações e hospedagens

Entre as principais atrações disponíveis na sua viagem para o Pantanal, destacamos a seguir, as mais procuradas. Confira:

  • Ecoturismo;
  • Turismo Cultural;
  • Pesca Esportiva;
  • Safári Fotográfico;
  • Passeios a cavalo;
  • Passeios de canoa ou barco;
  • Trilhas;
  • Visita ao projeto Arara Azul;
  • Pescaria de piranha;

Existem 3 tipos de hospedagens para a sua viagem para o Pantanal que estão intimamente ligadas com algumas destas atividades. Por isso, pense nisso antes de realizar a sua reserva.

  • Hospedagem para Ecoturismo: Tanto pousadas bem como hotéis ou fazendas, costumam oferecer um serviço mais completo, com refeições e os principais passeios pela cidade
  • Hospedagem para pesca: Normalmente, são mais simples, já que a ideia é passar o dia fora. Mas o bom, é que normalmente a reserva já inclui o valor do barco que será usado na pesca;
  • Hospedagens em barco-hotéis: Sem dúvidas, é o mais recomendado para quem busca uma experiência diferente. Eles já são pacotes que incluem a cabina com camas e as refeições. Além de, é claro, os passeios ao longo dos dias. 
viagem para o Pantanal Travejante

Turismo cultural em Pantanal

Você pode visitar o Casario do Porto, fundado como um Patrimônio Histórico Nacional pela IPHAN, ou então, o Museu de História do Pantanal, localizado no Porto Geral da cidade fronteiriça de Corumbá, 

Além disso, os turistas ainda podem aproveitar para participar de festas, comprar itens locais feitos pelos moradores, e passear pelas ruas para conhecer a arquitetura dos prédios e casas que recebem influência de várias culturas. 

Safári fotográfico no Pantanal

Se você quer admirar tanto a fauna como a flora, essa é uma excelente opção. O safári é feito com um carro e com o acompanhamento de guias experientes. Entre os animais que você vai conseguir observar estão: jacarés, tucanos, capivaras, araras, lobos e muito mais. 

Para tal, a melhor época é de junho a setembro, quando há menos chuvas na região. Com um pouco de sorte, vários turistas já registraram também o aparecimento de onças-pintadas, sucuris e tamanduás. 

Passeio de canoa e trilhas no Pantanal

Os passeios de canoa são oferecidos pelas agências de viagem, e normalmente, o barquinho é capaz de acomodar de uma a duas pessoas. Mas, se prefere explorar o local por terra e ver de pertinho a natureza, as trilhas também são uma excelente opção. 

Projeto Arara Azul no Pantanal

Desde 1990, o Projeto Arara Azul tem como objetivo preservar essa espécie ameaçada de extinção. Visitar o local te permite ver estes animais de perto e entender a sua importância na natureza. 

Comidas típicas do Pantanal 

Sem dúvidas, o que se destaca no cardápio do Pantanal são os peixes. Você encontra o pintado em várias opções de prato, seja grelhado, no espeto, cozido ou em filés. Igual em sabor, o pacu é destaque em uma receita de costela, conhecida como ventrecha. 

O caldo de piranha também é uma opção. Mas, vale ressaltar que nas épocas de piracema, de janeiro a fevereiro e de novembro a dezembro, a pesca é proibida, o que limita o cardápio a espécies de cativeiro.

Outras carnes destaque são a de javali e de jacaré. De frutas, pratos com o pequi, tanto doce como salgado. O mamão, a bocaiúva, o jaracatiá e a banana da terra também são comuns. O arroz carreteiro, branco ou com pequi são excelentes acompanhamentos. 

Quer fazer uma viagem para o Pantanal? Então siga o nosso roteiro!

Tags: , , ,
Amanda Miquelino
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com experiência em SEO, Marketing de Conteúdo e Instagram.

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR