Logo
Lyon na França: viagem pela capital da gastronomia francesa
27 mar 2022

Lyon na França: viagem pela capital da gastronomia francesa

Post by Amanda Miquelino

Lyon na França é a terceira cidade mais populosa do país, e é uma boa opção para quem quer fugir dos roteiros franceses mais tradicionais. Neste artigo, vamos mostrar para você os principais encantos deste lugar. Confira:

Lyon na França: história e cultura  

Talvez um dos pontos que mais marcam e definem a cidade de Lyon, na França, é a arquitetura de um lugar que, no passado, pertenceu ao império romano. Junto, é claro, dos traços renascentistas em seus edifícios, com obras de arte espalhadas em vários lugares.

Situada no sudeste da França, Lyon fica ao encontro dos rios Saône e Rhône. Dessa forma, é possível chegar até lá em cerca de duas horas de Paris (470 km), indo de trem, e a uma hora indo de Genebra. 

Por conta de seu passado, atualmente Lyon conta com quatro distritos inscritos no Patrimônio Mundial da Unesco. São eles: o distrito romano e Fourvière, o bairro renascentista, o distrito da seda e a Presqu’île, com arquitetura do século XII. 

Melhores épocas para visitar Lyon

Para que você possa curtir tudo o que a cidade tem a oferecer, uma das estações mais recomendadas para a visita é o verão. Afinal, a maioria dos eventos culturais e também, das festividades acontecem em meados dos meses de junho e setembro. 

No entanto, caso você queira visitar a cidade em uma temporada mais calma e também, com preços mais baixos, considere a primavera. Nesta estação, a paisagem fica ainda mais florida. Porém, esteja preparado para algumas chuvinhas. 

Lyon na França Travejante

Basílica Notre-Dame de Fourvière: uma incrível vista da cidade

Sem dúvidas, a Basílica Notre-Dame de Fourvière é um dos destinos mais visitados da cidade e claro, por uma razão: a sua grandiosa arquitetura. Visto de longe, a Basílica tem dentro de seu templo vários painéis e mosaicos coloridos com imagens bíblicas.

Consagrada no ano de 1896, a construção revela traços da arquitetura romanesca e bizantina. O seu papel está ligado diretamente à história e cultura da cidade, pois a Basílica é dedicada à Virgem Maria. 

No início do mês de dezembro, são acendidas velas por toda a cidade, no Festival das Luzes. Isso é para agradecer a Virgem Maria que eles acreditam ter salvado a cidade da peste bubônica em 1643, da cólera em 1832 entre outros eventos.

Aos arredores, também existem alguns lugares que merecem a sua atenção. São eles:

  • Capela da Virgem: Que fica no terraço da Basílica, e tem uma das melhores vistas da cidade;
  • Musées Gallo-Romains: Um museu com artigos que contam a história da ocupação romana em Lyon. Alguns dos destaques são os Mosaicos dos Jogos de Circo, além de partes remanescentes do Altar de Roma e Augusto e a Tábula claudiana;
  • Théâtre Antique de Fourvière: Um complexo que abriga um dos teatros romanos mais antigos da França, construído nos séculos XVII e XV a.C. por ordens de Augusto. Atualmente, ele exibe ao público concertos, recitais de dança e ópera.
Lyon na França Travejante

Place Bellecour 

A Place Bellecour é uma praça que, com certeza, vai te dar uma boa amostra de tudo o que Lyon pode oferecer. Sendo uma das maiores praças abertas da Europa, os turistas podem conhecer cafeterias, restaurantes entre outros centros comerciais enquanto acompanham artistas de rua e uma boa música ao vivo. 

No coração do local, você também pode observar a estátua equestre de Luís XIV. Ou então, explorar as butiques de luxo em suas ruas laterais. Caso goste de literatura, não deixe de conferir a estátua do Pequeno Príncipe, do conto de Antoine de Saint-Exupéry que fica a oeste da praça. 

Para chegar é bem simples, pois ela fica situada no centro de Lyon, entre os rios Ródano e Saône, ao norte do distrito de Ainay. Caso esteja se locomovendo por metrô, basta descer na estação Bellecour. 

Lyon na França Travejante

Mercado Halles de Lyon Paul Bocuse

A gastronomia de Lyon é referência em todo o país. E não tem lugar melhor para experimentar todas as delícias tradicionais do local do que o Mercado Halles de Lyon Paul Bocuse, localizado na 102 Cours Lafayette. 

Lyon na França Travejante

Entre os estabelecimentos, você encontra restaurantes, lojas de vinhos, lojas de legumes e frutas, patisseries, padarias, queijarias e açougues. Os principais produtos típicos são:

  • Queijos;
  • Embutidos;
  • Vinhos;
  • Torta de praliné rosa;
  • Escargots;
  • Saucisson brioché (brioche com salame e linguiça);
  • Quenelles de brochet (patê de peixe enrolado em forma de salsicha); 
  • Tripes à la lyonnaise.
Lyon na França Travejante
Tripes à la lyonnaise

Parque de la Tête d’Or 

Se Nova York tem o Central Park, em Lyon você encontra o Parque de la Tête d’Or. Criado em 1857, atualmente ele tem aproximadamente 100 hectares cheios de árvores, gramados e um enorme lago. 

Como um verdadeiro refúgio, principalmente nos dias quentes de verão, o parque ainda possui jardins botânicos com estufas, um zoológico e um pequeno trem turístico, para que você possa conhecer a área. Caso tenha fome, o local apresenta ótimos quiosques. 

Lyon na França Travejante

Gostou do nosso roteiro de Lyon na França? Compartilhe com outros viajantes que desejam conhecer a capital da gastronomia francesa!

Tags: , , , , ,
Amanda Miquelino
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com experiência em SEO, Marketing de Conteúdo e Instagram.

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR