Na região de Champanhe-Ardenas, na França, fica localizada Reims, a cidade do champanhe. Uma ótima opção de passeio bate-volta, saindo de Paris.
Reims também é conhecida como a “cidade dos reis”. Isto porque, era o local em que os monarcas eram coroados e assumiam o trono francês.
A 145 km de Paris, o trajeto dura, aproximadamente, 2 horas de carro. Mas também é possível fazer a viagem de trem, com duração em torno de 45 minutos. Ou ainda de ônibus, que leva mais tempo para chegar, sendo mais ou menos 3 horas de estrada.
Visitar Reims é a oportunidade de apreciar o verdadeiro champanhe, direto da fonte. Além disso, por lá também é possível provar o verdadeiro biscoito de champanhe.
Mas a cidade vai além da bebida, e também possui incríveis pontos turísticos para se visitar. Por isso, neste post vamos te ajudar a montar um roteiro de um dia em Reims, para aproveitar ao máximo. Confira!
O que fazer em Reims?
Primeiramente, antes de começar as nossas sugestões, daremos uma dica preciosa, indispensável na mala de todo turista.
Tem muitas atrações turísticas em Reims, mas é possível curtir bastante a cidade em apenas 1 dia. Contudo, para aproveitar todas as nossas indicações da melhor forma, sugerimos usar um tênis confortável durante os passeios, como dica sugiro os tênis de uma marca que eu amo: a Yuool. Dessa forma, nenhuma dor vai te atrapalhar, enquanto você viaja pela França.
Agora que você já sabe como se preparar para andar bastante, veja o que visitar em Reims, a cidade do champanhe:
-
Catedral de Notre-Dame de Reims
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Catedral de Notre-Dame de Reims emociona todos os visitantes.
Construída no século XIII, com uma belíssima arquitetura gótica, a catedral já sediou a coroação de 25 reis da França. Além disso, é a igreja com maior número de estátuas do país, sendo 2.303 imagens ao todo. Entre elas, está o famoso L’Ange au Sourire, o Anjo Sorridente, em português. A imagem é considerada um símbolo e orgulho para Reims.
A imponente construção histórica carrega até hoje, marcas dos bombardeios da 1° Guerra Mundial. É possível conhecer esta e outras histórias, além de subir na torre da catedral, fazendo uma visita guiada. São 249 degraus que levam à uma vista incrível da cidade.
O acesso à igreja é gratuito, porém a visita guiada é paga. Para saber mais, veja o site oficial da catedral.
Em frente à Catedral de Notre-Dame de Reims, fica o letreiro da cidade. Mais um ponto turístico imperdível nesse passeio.
-
Place Drouet-d’Erlon
Esta é a principal praça da cidade, localizada no coração de Reims. Possui uma estátua de anjo dourado, que representa a glória e brilha muito quando bate o sol.
A praça é rodeada por bares e restaures. Por isso, é um point para aproveitar a qualquer hora do dia.
-
Porte Mars
O Porte Mars, ou Portão de Marte, em Reims, foi construído no final do século II. À época, representava um dos portões da cidade, que se chamava Durocortorum.
Possui, aproximadamente, 32 metros de comprimento e 12 metros de altura. É o monumento mais antigo do mundo romano.
Se estiver liberado para chegar perto, quando você for, vale a pena conferir os detalhes de seu interior.
-
Rue de Tambour
Após ganhar muitas cores, este local antigo também se tornou um ponto turístico em Reims. A rua colorida rende lindas fotos e é um dos lugares mais disputados pelos turistas da cidade.
-
Casa de champagne Pommery
É claro que uma visita em uma casa de champanhe não pode faltar no seu roteiro. Por isso, sugerimos o passeio na Pommery. Uma das maiores e mais tradicionais produtoras de champagne.
A sede fica em um palácio do século XIX. Durante o passeio, além de conhecer mais sobre a história da marca, também é possível conhecer as cavernas onde ficam abrigas milhares de garrafas de champagne. As cavernas possuem incríveis 18km em uma profundidade de 30 metros.
Vale alertar que a temperatura lá embaixo é de 10°. Sendo assim, não esqueça de se agasalhar.
Saiba mais sobre a visita e valores no site oficial da Pommery.
-
Champagne-Ardenne
Caso você vá para Reims de carro, vale a pena dar umas voltas por Champagne-Ardenne, a região que produz o verdadeiro champanhe.
Por lá, é possível apreciar belas paisagens de vinhedos, tirar lindas fotos e o melhor, é de graça!
Bom, agora que você já tem um roteiro de 1 dia em Reims, conheça também outras dicas de passeio partindo da Cidade Luz, como a Disney de Paris e ainda, como ir de ônibus da França para Londres. Afinal, quanto mais lugares conhecemos em uma viagem, mais especial ela fica.