Logo
Castelos na França: os mais próximos de Paris para incluir no seu roteiro
27 nov 2020

Castelos na França: os mais próximos de Paris para incluir no seu roteiro

Post by Ariane Costa
Facebook
Facebook
INSTAGRAM

Os castelos na França tornam o país europeu ainda mais encantador. Suas construções imponentes dão asas à nossa imaginação. Além disso, são repletos de histórias e cultura sobre o país.

Quem sonha em conhecer um verdadeiro palácio, tem a oportunidade de realizar em uma viagem à Paris. Pois, é possível visitar diversos castelos na França aos arredores da Cidade Luz.

Portanto, se você quer dicas para montar um roteiro para Paris dos sonhos, se prepare que preparamos uma lista incrível com os castelos próximos à capital francesa. Então, prepare as malas e o passaporte, e embarque nessa leitura!

 

6 Castelos na França aos arredores de Paris

1: Castelo de Versalhes

O Palácio de Versalhes é um dos pontos turísticos mais visitados na França, além de também ser o castelo mais famoso do país.

Sua construção teve início em 1624, a mando do então rei Luís XIV, e foi inspirada no Castelo de Vaux-le-Vicomte. Desde 1979, Versailhes é considerado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Um dos pontos altos da visita, do lado de dentro do castelo, é a Galeria dos Espelhos. Ela possui 73 metros de comprimento e 375 espelhos. A galeria é um dos espaços mais importantes do palácio, pois foi nela que, em 1919, o Tratado de Versalhes foi assinado, dando fim à Primeira Guerra Mundial.

Além disso, os Jardins de Versailhes também são um show à parte. Com mais de 800 hectares, possuem extensos canteiros, fontes e canais incríveis, projetados por André Le Nôtre.

Versailhes fica em torno de 36 km de Paris, e você pode saber mais sobre a visita através do site oficial do castelo.

Endereço: Place d’Armes, 78000 Versailles, França.

 

2: Castelo de Chantilly

Entre os castelos da França, Chantilly se destaca por abrigar a segunda maior coleção de arte do período entre os séculos XV e XIX. Além disso, o palácio também tem em sua biblioteca, uma Bíblia de Gutenberg.

Dentro do Castelo de Chantilly é possível visitar o Museu Condé, de pinturas antigas, e o Museu Vivo do Cavalo, que promove espetáculos equestres ao longo do ano.

O Palácio de Chantilly também é um grande parque de 115 hectares. Sua área externa possui jardins semelhantes aos de Versalhes, jardins ingleses e ilhas com templos dedicados à Vênus.

Uma curiosidade: aqui no Brasil, o castelo ficou bem conhecido por ter sido o local onde o Ronaldo Fenômeno e a Daniela Cicarelli se casaram, se lembra disso?

Chantilly está localizado a 53 km de Paris, e para saber mais sobre a visita, basta acessar o site oficial do castelo.

Endereço: 60500 Chantilly, França.

 

3: Castelo de Vincennes

Vincennes é mais um castelo na França perto de Paris. Aliás, é o mais próximo da Cidade Luz aqui na nossa lista, localizado a apenas 9 km da capital.

Situado em um grande bosque, ostenta uma imponente torre de 50 metros, que o faz ficar entre os castelos mais altos da Europa.

O castelo medieval foi palco de diversos casamentos monarcas. Além disso, também foi usado como uma prisão real, onde diversas personalidades foram encarceradas, como Nicolas Fouquet e o filósofo Diderot.

Vale mencionar que o Castelo de Vincennes não possui um acervo em exposição, que proporciona uma experiência mais imersiva, como os demais desta lista. Contudo, se você gosta de visitar castelos, é um ótimo passeio.

Saiba mais visitando o site oficial do palácio.

Endereço: Avenue de Paris, 94300 Vincennes, França.

Imagem: Reprodução Bartłomiej Koc via Pixabay.

 

4: Castelo de Fontainebleau

Muitas famílias reais viveram no Castelo de Fontainebleau ao longo de 8 séculos. Entre elas, as gerações de Napoleão Bonaparte. O palácio conta com mais de 1500 salas e um acervo digno de realeza.

O Castelo de Fontainebleau foi construído em 1137 em torno de um forte, a princípio como um monastério. Apenas tempos depois de transformou em residência real. Foi em 1527, a mando de François I, que a construção ganhou uma reforma ao estilo renascentista.

É possível conhecer sua área externa, através de canoa ou carruagem. O terreno possui 80 hectares com belos jardins, lago de carpas e fontes encantadoras.

Fontainebleau fica um pouco mais distante, a cerca de 68 km, mas é possível fazer um bate e volta de Paris até lá.

Veja as informações completas sobre a visita no site oficial do castelo.

Endereço: Place du Général de Gaulle, 77300 Fontainebleau, França.

Imagem: Reprodução Jacky Delville via Pixabay.

 

5: Castelo de Vaux-le-Vicomte

Vaux-le-Vicomte foi o pequeno palácio de Nicolas Fouquet, superintendente de finanças do rei Luís XIV. Sua obra foi o resultado da união do arquiteto Louis Le Vau, do pintor e decorador Charles Le Brun e do jardineiro-paisagista André Le Nôtre.

À época, Fouquet estava sendo acusado de corrupção. Com isso, o rei decidiu visitar seu castelo para conferir a riqueza de perto. Chegando lá, Nicolas Fouquet o recebeu com uma grandiosa festa, então o rei teve certeza de que ele realmente estava desviando dinheiro da realiza. Foi assim o monarca mandou prender Fouquet.

Depois disso, Luís XIV tomou posse de muitos objetos de Vaux-le-Vicomte, e além disso, contratou os mesmos artistas para projetarem o Castelo de Versalhes.

O Castelo de Vaux-le-Vicomte possui lindos jardins e um acervo artístico muito rico. Ainda é possível fazer visitações noturnas, nas quais o palácio fica iluminado por candelabros e reproduz o clima das festas organizadas por Fouquet.

Saiba mais sobre as visitas no site oficial do castelo, que fica a cerca de 60 km de Paris.

Endereço: 77950 Maincy, França.

Imagem: Reprodução via Pixabay

 

6: Castelo de Pierrefond

O Castelo de Pierrefond também foi residência de diversos monarcas franceses. Sendo assim, passou por diversas mudanças chegando a ficar em ruínas. Foi então que Napoleão III ordenou a sua restauração no final do século XIX.

É um castelo medieval na França, com pontes levadiças e 8 torres que dão asas para nossa imaginação sonhar.

Ao visitar Pierrefond, vale a pena conhecer também a floresta de Compiègne, que fica bem ao lado.

Pierrefond fica a 98 km de Paris, mas vale a pena fazer esse bate volta, se você tiver tempo disponível no seu roteiro.

Saiba mais sobre o castelo no site oficial.

Endereço: Rue Viollet le Duc, 60350 Pierrefonds.

Imagem: Reprodução de Rémi Certhoux via Pixabay.

Então, essa foi a nossa lista com os castelos na França próximos a Paris. Gostou de conhecer um pouquinho sobre eles? Comente qual você ficou com mais vontade se visitar, ou que já visitou.

Por fim, você também pode gostar de ver nossas dicas de passeios diferentes em Paris. Afinal, cada cantinho dessa cidade deve ser aproveitado ao máximo!

 

*Imagem destacada por Andreas H. via Pixabay.

Tags: , , ,
Ariane Costa

1 comentário

Leave a Comment

pt_BR
pt_BR